Na última sexta-feira (3/05), o Instituto Claro promoveu um encontro de boas-vindas e relacionamento à turma 2024 do Dupla Escola, programa de formação técnica profissionalizante em telecomunicações integrada ao ensino médio.
O evento foi realizado no espaço cultural Arena Carioca Abelardo Barbosa Chacrinha, em Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro (RJ). Estiveram presentes os familiares dos novos alunos, veteranos, ex-alunos, participantes de outros projetos do Instituto, além de colaboradores da Claro e professores da Escola Estadual Hebe Camargo, instituição parceira no programa junto com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.
A abertura do encontro foi feita pelo gerente de sustentabilidade da Claro, Flávio Rodrigues, e pela diretora de desenvolvimento humano e organizacional, cultura e sustentabilidade da Claro e vice-presidente de projetos do Instituto Claro, Daniely Gomiero, que destacou o papel da escola e dos professores na formação de cidadãos. “Não temos dúvidas sobre a importância de termos escolas de qualidade e oportunidade de estudar e de fazer a nossa história. Esse é um pilar muito importante para o Instituto, assim como a cidadania”, declarou.
Os novos alunos conheceram o trabalho do Instituto Claro, com suas ações de responsabilidade social, e entenderam as oportunidades de trabalho existentes na Claro e nas empresas do grupo. Além disso, ouviram histórias inspiradoras e dicas de ex-alunos do Dupla Escola, como a do estudante de ciências sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ryann Enrique, que se formou no programa em 2023. “Aproveitem demais porque o [colégio] Hebe Camargo é um lugar cheio de oportunidades que transformaram a minha vida. Os professores e o Instituto Claro deram todo o suporte e o apoio necessários”, explicou.
A ex-aluna e assistente administrativa II da Claro Brenda Geovanna Soares da Silva afirmou que a estratégia de ensino do programa facilita o acesso dos estudantes ao mercado de trabalho. “Desde quando a gente entra [no Dupla Escola], nós já somos preparados”, afirmou ela. O estímulo para a criação de projetos durante os anos de estudo facilita o aprendizado e gera oportunidades, segundo Silva.
O encontro teve ainda a apresentação de vídeos com os últimos eventos realizados pelo Instituto Claro e um momento de confraternização e troca de experiências entre os participantes.