O programa Dupla Escola, do Instituto Claro, promoveu nesta quarta-feira (19/02) uma visita técnica ao Rio Open 2025, torneio de tênis realizado no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ), e patrocinado pela Claro. Oito jovens, acompanhados de um professor, tiveram a oportunidade de conhecer de perto a infraestrutura de telecomunicações e transmissões do evento.
A atividade faz parte do processo de aprendizagem dos estudantes e proporcionou uma experiência imersiva no setor de telecomunicações. Durante a visita, os alunos conheceram as cabines de transmissão de uma emissora de televisão, vivenciando na prática aspectos do dia a dia da profissão para a qual vêm sendo preparados.
O aluno do terceiro ano Yan Henrique, de 17 anos, disse que a experiência nos bastidores do Rio Open foi incrível e superou as expectativas. Segundo ele, o que mais chamou a atenção foi a unidade móvel de transmissões de TV, mais completa do que imaginava.

O jovem ainda comparou o aprendizado prático ao que estuda no colégio. “Se relaciona muito com a matéria de sistema de telecomunicações e rede de computadores”, diz ele.
O Dupla Escola, sediado na região de Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro (RJ), oferece formação técnica profissionalizante em telecomunicações integrada ao ensino médio.
Ao concluírem o curso no Colégio Hebe Camargo, os estudantes podem obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), facilitando sua inserção no mercado de trabalho. A iniciativa já beneficiou mais de três mil jovens e formou 926 técnicos em telecomunicações.