Por meio de uma parceria entre o Instituto Claro e a Ericsson, 16 alunos do Dupla Escola, programa de formação técnica profissionalizante em telecomunicações com modelo integrado ao ensino médio, participaram de uma mentoria focada em inteligência artificial (IA) que foi concluída na sexta-feira (9/5).
A atividade integra o programa educacional Ericsson Digital Lab, que conta com módulos de robótica, desenvolvimento de jogos, eletrônica, codificação e IA.
“Fiquei muito contente quando fui selecionado e ansioso pelo que seria este curso, uma vez que tudo sobre IA é novo, principalmente para mim”, diz o estudante do Dupla Escola Gustavo Simm de Almeida.
A programação começou no dia 24 de abril, com uma masterclass sobre IA, 5G, ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Ministrada por especialista da Ericsson, a aula também funcionou como etapa de sensibilização e recrutamento dos estudantes interessados no curso.

Depois da masterclass, um módulo prático aconteceu nos dias 8 e 9 de maio, com carga horária total de seis horas, divididas em dois encontros. Durante as atividades, os alunos desenvolveram uma aplicação de IA com o apoio direto de mentores voluntários da Ericsson e da Claro.
“Foi tão interessante que sequer tive vontade de fazer pausas. A minha vontade era aprender o máximo possível sobre o assunto”, conta Almeida.
Antes da formação, os mentores passaram por um processo de capacitação que totaliza 21 horas, assegurando que a experiência dos estudantes fosse acompanhada de perto por profissionais qualificados e engajados.

“O curso ultrapassou minhas expectativas, fiquei muito impressionado e estimulado a conhecer mais sobre essa área tecnológica. No começo, as dúvidas eram grandes, porque não tinha certeza se iria conseguir compreender este novo assunto. Mas as instrutoras explicaram tão bem que todas as dúvidas foram resolvidas”, afirma o estudante.
Iniciado em 2014, o Dupla Escola é realizado na Escola Estadual Hebe Camargo, na região de Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro (RJ). Realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, já beneficiou mais de três mil jovens e formou mais de 920 técnicos em telecomunicações.
O Digital Lab é um programa educacional da Ericsson que se concentra em mentoria, com módulos sobre robótica, desenvolvimento de jogos, eletrônica, codificação e inteligência artificial.