A noite desta quinta-feira (14/12) consolidou a edição 2023 do projeto Diálogos Transformadores no Teatro Claro Mais, no Rio de Janeiro (RJ). Com apresentação do ator Douglas Silva, o encontro promoveu debates e atrações musicais e teve a participação de professores, colaboradores da Claro – entre eles Winner Happy, que participou da Assembleia-Geral da ONU –, integrantes do Tamo Junto! e os jovens escolhidos para capacitação nos dias 12 e 13 de dezembro.

O evento também contou com uma roda de conversa sobre o papel dos jovens nos desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 8 da Agenda 2030 da ONU – que abordam, respectivamente, educação de qualidade e trabalho decente e crescimento econômico, com a participação dos representantes do Unicef Monica Pinto e Gustavo Heidrich e dos alunos do Dupla Escola escolhidos pelo grupo presente na capacitação como representantes Andressa Gonçalves, Carlos Cézar e Rayca Oliveira.

diálogos-transformadores
                            Ator Douglas Silva (crédito: Bruno Batista/Brooke Haus)

A noite contou ainda com a entrega simbólica de certificado aos alunos formados pelo Dupla Escola em curso profissionalizante de telecomunicações com carga de 1,6 mil horas.

A diretora de Desenvolvimento Humano Organizacional, Cultura e Sustentabilidade da Claro e vice-presidente de Projetos do Instituto Claro, Daniely Gomiero, participou do evento e destacou o compromisso de contribuir para o futuro das pessoas.

“Todos os anos, investimos no protagonismo jovem e no poder que eles têm em transformar suas realidades. Acreditamos que é possível, sempre. E trabalhamos para que a Agenda 2030 da ONU e seus objetivos de desenvolvimento sustentável possam ser alcançados”, declarou.

diálogos-transformadores
            Entrega dos certificados do Dupla Escola (crédito: Bruno Batista/Brooke Haus)

Diálogos Musicais

A orquestra da Ação Social pela Música se apresentou com o cantor Dudu Nobre, que encerrou o evento com muito samba, acompanhado dos alunos do Dupla Escola, que cantaram e dançaram. Os alunos também apresentaram um slam, feito numa construção colaborativa pelos jovens que participaram da capacitação, além de um trap.

diálogos-transformadores
                    Apresentação de slam e trap (crédito: Bruno Batista/Brooke Haus)

Capacitação para transformar

Nos dias 12 e 13 de dezembro, 40 jovens de projetos patrocinados pelo Instituto Claro, como Dupla Escola e Ação Social pela Música, além de filhos de colaboradores, assistiram a palestras e participaram de conversas sobre a Agenda 2030 da ONU e os ODS’s, com o objetivo de criarem novas perspectivas para o futuro.

A imersão foi comandada pelo Instituto Global Attitude, representado pelo diretor executivo Rodrigo Reis, e pela supervisora de educação Fundação Estudar, Lorena Stephanie, e contou com a participação das ex-alunas do Dupla Escola Samara Abrahão – atualmente empreendedora e proprietária de um salão de beleza – e Mireya De La Rosa – colaboradora da Claro na Star One; ambas contaram suas histórias de sucesso. Os jovens ainda conheceram o ex-aluno e atual colaborador do Ação Social pela Música David Nascimento, que hoje é pai, universitário e músico profissional, e contou sobre os desafios de sua trajetória na escola.

Para a aluna Andressa Gonçalves, a capacitação trouxe “aquela sensação de agregamento e conhecimento”. “A gente conhecer um pouco mais sobre como são esses direitos humanos, sobre como são todas essas pautas muito importantes, é uma coisa que agrega muito, que a gente vai passar para os amigos, e isso vai trazer muito mais os jovens para dentro desse mundo”, diz a participante.

Temas como projeto de vida e mundo do trabalho, Agenda 2030 e os 17 ODS’s, educação de qualidade e trabalho decente fizeram parte do roteiro de capacitação.

O aluno Vitor Sousa revela entusiasmo ao participar dos debates. “Uma experiência que eu nunca vivi antes, estar trabalhando em conjunto. Uma experiência única para mim e muito divertido. Nunca participei de uma coisa assim, em conjunto. Consegui aprender bastante com o que os palestrantes ensinaram”, comemora o jovem.

diálogos-transformadores
              Apresentação Ação Social pela Música (crédito: Bruno Batista/Brooke Haus)

A capacitação terminou com a atividade de slam, uma competição de poesia falada que traz questões da atualidade para debate. As produções foram apresentadas durante a noite de encerramento do Diálogos Transformadores por Ryann Enrique e Vitória Azevedo Sá, que representaram todo o grupo.

Confira a cobertura completa, com vídeos dos dias de aprendizado e da noite de celebração, no Instagram do Instituto Claro.

Veja mais:

Evento Diálogos Transformadores proporciona tarde de aprendizados sobre educação e trabalho

Evento Diálogos Transformadores debate educação e trabalho com participação dos jovens

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Diálogos Transformadores apresenta minidocumentários produzidos durante projeto

Prévia dos vídeos foi lançada em live com convidados especiais e participação dos jovens

há 2 anos
Notícias

Juntos podemos fazer acontecer (Podcast – episódio 6)

Episódio tem mensagem de incentivo da cantora Anitta aos jovens brasileiros

há 2 anos
Notícias

A experiência no programa Dupla Escola (Podcast – episódio 3)

Confira o terceiro episódio com participantes do programa Dupla Escola

há 2 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.