O programa Tamo Junto! é uma iniciativa do Conexão Voluntária para unir alunos e alunas do Dupla Escola e funcionários da Claro para uma jornada de aprendizado. O objetivo é que os tutores e tutoras voluntários ofereçam orientações sobre projeto de vida e carreira para os 100 jovens selecionados.

Participam do programa alunos que fazem o ensino médio integrado ao curso de técnico em telecomunicações, por meio da parceria do Instituto Claro com o governo do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o tutorado Pedro Lucas Fernandes de Souza, de 16 anos, ter a orientação de alguém experiente faz toda a diferença. “No ano que vem eu vou fazer a prova da ESA [Escola de Sargentos de Armas]. Eu vou escolher o curso de telecomunicações, o que vai me ajudar bastante na minha carreira”, explica o aluno.

Desde setembro os encontros entre os jovens e seus tutores acontecem presencialmente ou online, com uma hora de duração cada. No total, serão cinco encontros que vão até 24 de novembro.

Voluntários e voluntárias da Claro e empresas do grupo receberam treinamento e capacitação para desenvolverem suas habilidades técnicas e práticas com os jovens.

As reuniões seguem a temática do livro de Júlio Verne “Viagem ao centro da Terra”, uma aventura cheia de desafios e conhecimento. Os colaboradores e colaboradoras da Claro são os alquimistas, e os jovens atuam como cientistas, fazendo referência aos personagens da história.

Essa energia é compartilhada pelo tutor de Souza. “No nosso primeiro encontro, pude perceber o entusiasmo e a vontade de aprender do Pedro. Acredito que minha participação seja importante para ele, pois posso compartilhar conhecimentos e experiências que podem ajudá-lo em sua jornada acadêmica, pessoal e profissional”, comemora o analista de COP rede da Claro e ex-aluno do Dupla Escola Daniel Oliveira da Silva.

O desejo de fazer a diferença na vida e carreira de um jovem também faz parte da rotina da entusiasta do programa Conexão Voluntária Wanda Alves Pereira.

“Os jovens precisam de uma orientação, e eu tenho a possibilidade de ajudar a Sofia [Neves Rufino, participante do Tamo Junto!] a fazer essa transformação. Eu consigo transformar a Sofia e ela me ajuda também a me transformar numa pessoa melhor para este mundo”, afirma a diretora regional da Claro – unidade consumo e PME.

Os critérios de seleção para o programa seguiram a proporcionalidade de inscritos e inscritas, assegurando a diversidade do grupo, bem como o desempenho escolar e a assiduidade.

Entre os selecionados estão jovens pardos (40,4%), brancos (36,4%) e negros (22,2%), que correspondem a 54,7% de meninas e 45,3% de meninos. Todos os cinco estudantes com deficiência inscritos são garotos e foram selecionados, o que representa 4% do total. Em relação ao período escolar, 48,1% estão no 1º ano do ensino médio, 29,2% no 3º ano e 22,6% no 2º ano.

Atualizada em 24/10/2023, às 17h25.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Conexão Voluntária apoia situação emergencial em Petrópolis (RJ) e Espírito Santo

Doações podem ser feitas nos postos de coleta e via pix da Ação da Cidadania

há 1 mês
Notícias

Conexão Voluntária arrecada doações para as vítimas das chuvas no RS e RJ

Ajuda pode ser feita presencialmente, nos postos de coleta, e via pix da Ação da Cidadania

há 3 meses
Notícias

“O voluntariado é uma maneira poderosa de contribuir para um mundo melhor”

Colaboradores da Claro contam como foi participar da Ação Nacional do Conexão Voluntária

há 7 meses
Notícias

Conexão Voluntária apoia situação emergencial no Rio Grande do Sul

Podem ser realizadas doações de itens localmente ou contribuições via pix

há 8 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.