A edição 2024 do Diálogos Transformadores aconteceu nesta quarta-feira (18/12), com uma cerimônia no Teatro Claro MAIS, em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa do Instituto Claro promoveu uma formação voltada para jovens de 14 a 24 anos sobre dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): educação de qualidade e trabalho decente.
Nos dois dias que antecederam o evento, segunda (16/12) e terça-feira (17/12), foi realizada uma etapa de capacitação com a temática projeto de vida e o mundo do trabalho. Nessa fase foram realizados debates com convidados especiais, proporcionando um ambiente enriquecedor para a troca de experiências e conhecimentos. Os participantes também desenvolveram habilidades em produção audiovisual, resultando na criação de minidocumentários que refletem suas perspectivas sobre os temas discutidos.
“Uma das coisas que mais faz a gente evoluir é a oportunidade de conhecer pessoas diferentes. Pessoas trazem ensinamentos”, afirma a participante Monaliza Marinho Matias do Nascimento.
Durante a capacitação, os cerca de 30 jovens, provenientes de todas as regiões do Brasil, tiveram a oportunidade de acompanhar cinco oficinas: projeto de vida e o mundo do trabalho; agenda 2030 e as 17 ODSs; educação de qualidade (ODS 4); trabalho decente (ODS 8); e desenhando soluções.
Após essa etapa, uma cerimônia no Teatro Claro MAIS marcou a edição 2024 do Diálogos Transformadores. Criada em 2018, a iniciativa busca engajar a juventude em discussões pertinentes à realidade brasileira, incentivando o protagonismo e a ação social.
“Diálogos Transformadores é um projeto incrível do Instituto Claro que coloca o jovem onde ele precisa estar, no seu lugar de protagonismo”, diz o gerente de responsabilidade social da Claro, Flávio Rodrigues.
Com Toni Garrido como mestre de cerimônias, o evento ofereceu aos participantes a oportunidade de apresentar o material desenvolvido nos dias anteriores, com seus minidocumentários exibidos no telão. Também foram chamados ao palco, para celebrar suas formaturas, dois jovens do Dupla Escola, programa do Instituto Claro de formação técnica profissionalizante em telecomunicações, com modelo integrado ao ensino médio.
“Além de um curso técnico, ali eu encontrei um espaço onde temos diversas formas de nos expressarmos. Temos muitos projetos para quem gosta de arte, tanto dança quanto música”, relata a aluna do Dupla Escola Ana Emilly Marques.
Diretora de DHO, Cultura e Sustentabilidade da Claro e vice-presidente de projetos do Instituto Claro, Dany Gomiero subiu ao palco e fez um balanço da caminhada que culminou no evento desta quarta, destacando o impacto positivo dos projetos do Instituto Claro.
“Esse encontro nos faz pensar não só no futuro de todos os projetos que apoiamos, mas também em tudo que faz parte desse caminho: as memórias que compartilhamos, as pessoas que conectamos, as vidas que contribuímos para alguma mudança e tudo que trilhamos para chegar até aqui.”