O evento online que consolidou o projeto “Diálogos Transformadores – Jovens com Voz e Ação Pela Educação de Qualidade e Trabalho Digno” promoveu debates entre os participantes e convidados especiais. Apresentada pelo compositor, produtor, apresentador e ator Thaíde, a live aconteceu nesta quarta-feira (30/3). Além das conversas sobre educação e trabalho digno, o encontro contou com apresentações musicais do próprio Thaíde, da Ação Social pela Música e da Orquestra Musicando. Durante o evento foram divulgados, ainda, os 10 participantes que terão seus projetos de minidocumentários produzidos e exibidos nos canais da Claro e do Instituto Claro.

A diretora de responsabilidade social e comunicação corporativa da Claro e vice-presidente do Instituto Claro, Daniely Gomiero, compartilhou um pouco de sua própria trajetória como estudante e profissional e inspirou os jovens a fazerem suas escolhas sem medo: “Nunca se esqueçam que a gente está sempre aprendendo. Ninguém pode dizer quem vocês podem ser ou não ser. Só vocês sabem a potencial que está em vocês. E o que você decidir agora pode te levar a vários caminhos, pode mudar depois. A vida é um recomeço sempre. O protagonismo é estar no seu lugar. É estar inteiro no que você está fazendo”.

Thaide
Thaide apresentou o evento online Diálogos Transformadores (crédito: divulgação)

Os jovens participantes também compartilharam um pouco de suas histórias e das experiências que tiveram com as capacitações nas ODS 4 e 8 “Educação de qualidade” e “Trabalho decente e crescimento econômico”, que centraram o projeto este ano. “Lidar com a falta de estrutura no ambiente escolar é desanimador. Nos Diálogos nós aprendemos que as circunstâncias não podem ser obstáculos porque a educação é um direito São iniciativas como esta do Instituto Claro que nos dão combustível para transformar o mundo”, disse Joanna Hemmings.

A cantora Anitta também mandou um recado por vídeo para os jovens ao final do evento: “A gente sabe o quanto essa pandemia piorou ainda mais a educação no nosso país e é cada dia mais importante olharmos para isso e pensarmos em soluções. Vocês sabem que eu comecei a trabalhar muito nova, que me dediquei muito e precisei estudar muito para estar onde estou. Não importa o que você gosta de fazer, faça bem feito. Se dedique, estude. Eu tenho certeza que é essa galera aí que vai fazer a diferença”. O cantor João Suplicy, que integra a “Orquestra Musicando” também participou e mandou seu recado: “Acho que a arte também tem um papel muito importante, no caso a música, e um poder de transformação de realidades”.

Educação de qualidade e trabalho digno

O evento trouxe também especialistas para conversar um pouco sobre os temas abordados nesta edição do Diálogos. A representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Florence Bauer, destacou por vídeo o problema da evasão escolar: “É importante a busca ativa do aluno que sai da escola, um acompanhamento para esse aluno que volta e uma educação cada vez mais preparadora para fazer essa transição da escola para o mundo do trabalho”.

O presidente do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Marcus Barão, listou os motivos que estão tirando os jovens da escola e que foram agravados na pandemia. “É um contexto difícil para permanecer na escola. A evasão escolar acontece principalmente pela necessidade de complementação de renda, mas também por falta de acesso a tecnologia e conteúdo de qualidade e mesmo pela saúde, com destaque para a saúde mental”, argumentou.

Em relação ao trabalho, o contexto da pandemia agravou ainda mais o desemprego e a informalidade. O oficial de projetos do Unicef Mario Volpi trouxe o papel da escolaridade na qualidade do trabalho: “É preciso uma transição para o trabalho sem abandonar a educação porque o grau de escolaridade de quem entra no mercado define a possibilidade de evolução dessa pessoa em um mundo do trabalho cada vez mais complexo”. Nesse sentido, Gomiero destacou o projeto “Um Milhão de Oportunidades”  , em que o Instituto Claro é parceiro junto ao Unicef, como uma porta de entrada para os jovens tanto para oportunidades de educação quanto de trabalho. Outro projeto lembrado neste contexto foi o Dupla Escola, que traz formação técnica profissionalizante em telecomunicações para os alunos do Colégio Estadual Hebe Camargo, em Guaratiba (RJ).

Depois de uma fase de capacitações nas ODS e em audiovisual mobile, os jovens participantes do Diálogos Transformadores apresentaram ideias de projetos em vídeo para minidocumentários que retratassem os temas abordados nas conversas. Durante o evento online, os 10 projetos selecionados para virarem minidocumentários e serem exibidos nos canais da Claro e do Instituto Claro foram divulgados.

Conheça os 10 selecionados:

Joanna Hemmings
Ana Caroline Barros dos Santos
Rania Juliana Gonçalves Ferreira
Thalles Luidy Santos Lisboa
Ghabriella Costermani Machado
Kayo Filipe Alves da Silva
Nicolly Pedroso
João Pedro Vital Brasil Wieland
Millennia Costa Bezerra
Carina Sousa de Freitas

Veja mais:

Diálogos Transformadores: jovens criam manifesto sobre segurança na internet e saúde mental

“Um milhão de oportunidades”: veja histórias inspiradoras sobre as primeiras experiências profissionais

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Diálogos Transformadores debate os objetivos de desenvolvimento sustentável

Evento apresenta o resultado da capacitação de jovens e as realizações de 2023

há 4 meses
Notícias

Diálogos Transformadores apresenta minidocumentários produzidos durante projeto

Prévia dos vídeos foi lançada em live com convidados especiais e participação dos jovens

há 2 anos
Notícias

Juntos podemos fazer acontecer (Podcast – episódio 6)

Episódio tem mensagem de incentivo da cantora Anitta aos jovens brasileiros

há 2 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.