Os nove minidocumentários produzidos pelos jovens participantes dos Diálogos Transformadores foram lançados na última quarta-feira (19/10), em uma live transmitida no canal de YouTube do Instituto Claro e no canal 500 da Claro TV. Com apresentação da vice-presidente do Instituto Claro e diretora de responsabilidade social e comunicação, Daniely Gomiero, e mediação do gerente de responsabilidade social da Claro, Flávio Rodrigues, o evento teve como convidados o rapper, produtor e apresentador Thaíde, e a cineasta e fundadora do Preta Portê Filmes, Juliana Vicente.
Diálogos que transformam
“Os nossos jovens não são somente o futuro, são o presente. Acho que essa iniciativa que quisemos proporcionar para vocês tem a ver com isso. Essa apropriação do que nós vivemos, das dificuldades que nós temos, é muito importante que venha com a visão de vocês”, disse Gomiero durante o evento.
A 5ª edição dos Diálogos Transformadores possibilitou que jovens de todo o Brasil pudessem se inscrever para participar de capacitações sobre dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Fundação das Nações Unidas (ONU) e em audiovisual mobile. Os ODS Labs foram promovidos em parceria com a Global Attitude e focaram no ODS 4 – Educação de Qualidade e no ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Já o Doc Labs foi a oficina de audiovisual mobile promovida pela parceira Causar – Transformadora Social.
Com base nos aprendizados das duas capacitações, os 40 jovens participantes construíram projetos que comunicavam sobre os temas de educação e trabalho por meio do audiovisual a partir de suas visões e vivências. Os nove finalistas foram escolhidos para colocar a mão na massa e produzir os minidocs, que foram lançados durante o evento online e agora estão disponíveis no Now e no canal do Instituto Claro no Youtube.
Aprendizado e voz
“Passar pelo processo de capacitação foi muito importante para mim, porque a gente estava em um momento ainda na pandemia em que a gente precisava de mais esperança” relata Carina Freitas, diretora do minidoc “Mulheres negras e a educação”. “Na primeira fase, tive contato com muitas realidades. Cada jovem trouxe seu mundo. Eu aprendi muito também com os professores e sobre os ODS. Foi tudo muito inclusivo e importante para a segunda fase”, complementa.
Ela conta que o processo de produção do documentário acabou sendo muito orgânico: “Tive a liberdade de falar sobre o que me atravessava, de alguma forma, como uma mulher negra. Meus pais não tiveram oportunidade de ir para a escola. Poder falar sobre isso foi muito importante para mim”.
Além dela, as jovens diretoras Ghabriella Costermani, Rânia Juliana Gonçalves Ferreira e Caroline Santos também participaram do evento online comentando suas experiências com os Diálogos Transformadores.
O rapper Thaíde conversou com as jovens e deu sua visão sobre a potência da linguagem audiovisual: “Quando eu comecei a fazer as minhas músicas, as coisas que eu falava eram problemas do meu bairro, de parentes, de amigos. E minhas histórias falavam com muita gente, mas começaram a chegar a mais pessoas quando colocamos o audiovisual, com os videoclipes”. Ele destacou a importância de trazer vozes de pessoas de diferentes estados e realidades e confessou que se emocionou com várias das histórias retratadas nos minidocs. “Vocês conseguiram aproveitar esse aprendizado de maneira inteligente e corajosa”, disse aos jovens.
Conheça os minidocs:
Sem o Básico
Diante das dificuldades financeiras, muitas famílias em vulnerabilidade social optam por incluir as crianças nas responsabilidades de manter a casa.
Direção: Caroline Santos
2022
Brasil
Documentário
A Marca da Desigualdade no Olhar dos Inocentes
No Brasil, uma das principais causas da evasão escolar de crianças é o trabalho infantil.
Direção: Millenia Costa
2022
Brasil
Documentário
Educação que Transforma
A educação é um equipamento essencial para ampliar horizontes, descobrir potenciais e realizar sonhos.
Direção: Rânia Juliana Gonçalves Ferreira
2022
Brasil
Documentário
A Inserção do Jovem no Mercado de Trabalho através da Educação
A entrada do jovem no mercado de trabalho passa essencialmente pelo acesso à educação de qualidade.
Direção: Thalles Lisboa
Brasil
Documentário
Educando Por Uma Vida
Em 1987, uma jovem humilde saiu de casa para ter acesso à educação de qualidade e mudar de vida. O tempo passou, ela voltou para casa e fundou a escolinha Estrela do Amanhã.
Direção: Ghabriella Costermani
2022
Brasil
Documentário
Transporte Público Vs Trabalho Digno
A dura realidade de estudantes e trabalhadores afetados pela precariedade do transporte público no Rio de Janeiro.
Direção: Juliana Cristina
2022
Brasil
Documentário
Um Lugar para Todex Nós
Estudantes e artistas LGBTQIA+ falam sobre seus cotidianos em uma pequena cidade no interior do Ceará.
Direção: Filipe Alves
2022
Brasil
Documentário
Ser Professor
Educar é muito mais que uma profissão, muitas vezes mal remunerada e pouco valorizada. É um ato de coragem e amor.
Direção: Joanna Hemmings
2022
Brasil
Documentário
Mulheres Negras e a Educação
Falar de educação é falar de dificuldades. E para mulheres negras essa realidade é ainda mais difícil.
Direção: Carina Freitas
2022
Brasil
Documentário