Depois de uma fase de capacitações em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e audiovisual mobile, os jovens selecionados para os Diálogos Transformadores vão participar de um evento online aberto ao público. A live será transmitida pelo canal de YouTube do Instituto Claro e pelo canal 500 da Claro TV no dia 30 de março, das 17h às 19h (horário de Brasília).
O evento será apresentado pelo compositor, produtor, apresentador e ator Thaíde e terá a participação de convidados especiais. Serão debatidos educação e trabalho digno e os jovens participantes vão poder trocar experiências, além de curtirem apresentações musicais. Durante a live, serão anunciados os 10 projetos selecionados, propostos pelos jovens, para virarem minidocumentários e serem exibidos nos canais da Claro e do Instituto Claro.
Diálogos que transformam
Com o tema “Jovens com voz e ação pela educação de qualidade e trabalho digno”, a edição de 2022 selecionou 40 jovens, de 14 a 24 anos, de diferentes partes do Brasil. Eles participaram de capacitações com especialistas do Global Attitude nos ODSs 4 e 8: “Educação de qualidade” e “Trabalho decente e crescimento econômico”; e em audiovisual mobile com a Causar. A ideia era dar ferramentas para que esses jovens pudessem contribuir e comunicar a Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Uma das participantes da 5ª edição foi Larissa Marcelino, de 24 anos. A jovem de Cruzeiro (SP) se inscreveu no programa interessada em saber mais sobre políticas públicas nas áreas de educação e trabalho: “Aprendi que os ODS promovem o crescimento econômico sustentável, aumentam produtividade e inovação tecnológica. Levarei toda essa experiência para minha vida pública que estou começando agora”, conta ela, que faz pós-graduação em gestão pública.

A capacitação em audiovisual foi o que mais chamou a atenção do músico Miguel de Melo, de 20 anos, para participar do programa. No evento, ele descobriu também como poderia contribuir para a melhoria da educação: “Amei as palestras, as conversas, muita interatividade. Aprendi bastante sobre a audiovisual, sem falar nos debates sobre educação, que ampliaram minha visão de mundo”. A carioca Juliana Oliveira, de 17 anos, já entrou no programa com foco na parte educacional. “Queria adquirir mais conhecimento para transmitir no futuro para minha filha e minha família”, diz. “Acho que o Diálogos Transformadores abriu meus olhos. Aprendi que temos que lutar pelos nossos direitos e por uma educação de qualidade”, enfatiza.
O que: Evento Diálogos Transformadores
Quando: 30/3, às 17h
Onde: no YouTube do Instituto Claro
Inscreva-se!
Veja mais:
Diálogos Transformadores: jovens criam manifesto sobre segurança na internet e saúde mental
Educonex@o chega a novas cidades e conecta mais escolas
Atualizado em 29/03/2022, às 11h12