Em 2022, o Educonex@o chega a mais cidades brasileiras, levando pontos de TV por assinatura e internet para escolas da rede pública em áreas atendidas pela Claro. Em parceria com as secretarias municipais de educação, o programa atua também na formação de coordenadores pedagógicos e professores, oferecendo cursos à distância para profissionais de ensino fundamental I e II. Assim, são oferecidas capacitações para o uso de novas tecnologias em sala de aula. O programa foi lançado online no canal de YouTube do Instituto Claro nas cidades de Niterói (RJ) e Marabá (PA). Agora, ele chega também a Belo Horizonte (MG) e Lauro de Freitas (BA).
Em Niterói, são 202 professores e 28 coordenadores pedagógicos envolvidos nas formações. Em Marabá, o programa começa atendendo 193 professores e 40 coordenadores pedagógicos. Em Belo Horizonte, serão 174 professores e 99 coordenadores pedagógicos. Lauro de Freitas terá 14 escolas atendidas, somando 100 professores e 8 coordenadores. As capacitações para os professores duram aproximadamente seis meses e, ao final, eles recebem certificado em curso de extensão emitido pelo Instituto Crescer — parceiro técnico do programa —, junto ao Instituto Claro e a secretaria municipal de educação.
Após ser impactado em razão da pandemia de covid-19, o programa volta este ano e deve chegar a mais cidades nos próximos meses. Até agora, o Educonex@o já impactou mais de 80 mil estudantes e quase 3 mil professores em 18 estados brasileiros. Entre as formações oferecidas aos profissionais, estão cursos como ‘Design educacional’, ‘Comunidades virtuais de aprendizagem’, ‘Gamificação’, ‘Educomunicação’, ‘Avaliação criativa’ e ‘Cidadania digital’.
Veja mais:
Instituto Claro abre inscrições para 5ª edição do Diálogos Transformadores
Atualizado em 21/03/2022, às 11h59