Em novembro, a Convenção sobre os Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas (ONU), completou 30 anos. Assinado por 196 países, o documento ficou conhecido como o tratado de direitos humanos mais ratificado da história. De acordo com o chefe de comunicação e parcerias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Michael Klaus, nas últimas três décadas, o país – que foi um dos primeiros a ratificar o documento – teve grandes avanços em relação à situação das crianças e adolescentes.

“O Brasil conseguiu uma redução expressiva da taxa de mortalidade infantil, por exemplo – de 47,1 a cada mil nascidos vivos, em 1990, para 13,4 em 2017 –, assim como da porcentagem de crianças fora das escolas: de quase 20% para 4,7%, no mesmo período. Além disso, em 1990, a escola era obrigatória apenas dos 7 aos 14 anos e, desde 2009, foi ampliada para dos 4 aos 17 anos”, aponta. “Também houve melhora em aspectos como o aumento da porcentagem de crianças que são registradas em seu primeiro ano de vida e a redução do trabalho infantil”, completa.

Klaus, no entanto, destaca que ainda há um longo caminho pela frente: “Mesmo nesses aspectos que apresentaram melhora, ainda existem grandes desafios, principalmente no Nordeste do país e entre a população negra. Além disso, houve um aumento no número de homicídios de adolescentes, em especial meninos e negros. A cada dia, 32 crianças e jovens entre 10 e 19 anos são assassinados”, lamenta. “Também temos, hoje, desafios que não existiam há 30 anos, como a garantia do acesso à internet, a integração de imigrantes e o agravamento de ocorrências relacionadas ao clima.”

Com seus programas e projetos, o Instituto Claro tem contribuído no enfrentamento de alguns desses desafios. “O direito a uma infância com oportunidade de desenvolvimento e educação, e longe de qualquer tipo de violência, é uma causa que nós defendemos”, aponta a vice-presidente de projetos do Instituto e diretora de responsabilidade social corporativa da Claro, Daniely Gomiero. “Quando falamos do próximo novo, falamos de futuro, e são as crianças que vão construí-lo”, completa.

Gomiero aponta algumas das iniciativas por meio das quais o Instituto faz sua contribuição. “O programa Educonex@o, por exemplo, contribui com o direito a um ensino conectado e com o olhar voltado para as competências do futuro. O Dupla Escola, realizado na rede pública do Rio de Janeiro, atua com alunos do ensino médio e os certifica como técnicos em telecomunicações. Saem preparados para o mercado de trabalho”, exemplifica. “Com o Jovem Aprendiz, adolescentes encontram, aqui na empresa Claro, sua primeira oportunidade profissional. E também apoiamos todo o ano o Teleton, por entendermos que se trata de uma iniciativa que traz qualidade de vida para muitas crianças com deficiência atendidas pela AACD”, conclui.

Parceria com o Unicef

Além desses programas e projetos, uma das iniciativas mais recentes em que o Instituto Claro está envolvido é o Trajetórias de Sucesso Escolar, realizado em parceria com o Unicef, que visa o enfrentamento do atraso escolar de alunos da rede pública. “O objetivo é contribuir com o ensino, estimular a produção de tecnologias educacionais e o desenvolvimento de currículos escolares específicos para adolescentes em situação vulnerável nas escolas do país”, conta Gomiero.

Por meio desse projeto, o Unicef e o Instituto Claro esperam combater a cultura do fracasso escolar, ou seja, o uso da reprovação como estratégia de aprendizagem, o que, em muitos casos, implica na situação de distorção idade-série – na qual o aluno está com dois ou mais anos de atraso em relação à idade esperada para uma determinada série – e, posteriormente, o abandono da escola.

Nesse sentido, no fim de outubro, aconteceu o lançamento do curso online e da nova plataforma da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar e, no dia 28 de novembro, acontece a 3ª edição do Café da Manhã com Unicef, onde serão discutidos os atuais desafios da adolescência, os caminhos para superá-los e como o setor privado pode ser um protagonista nesta agenda.

“Acredito que o Instituto Claro e o Instituto Crescer têm tido uma experiência importante no relacionamento com o poder público e com vários coletivos na área de educação, liderando projetos e desenvolvendo parcerias que podem contribuir muito com as iniciativas do Unicef no enfrentamento dos desafios educacionais”, comenta a diretora técnica do Instituto Crescer, parceiro técnico do Instituto Claro no programa Educonex@o, Luciana Allan.

“Parcerias como a que temos com o Instituto Claro são fundamentais para esse trabalho que estamos fazendo, juntos, na área da educação, no sentido de gerar resultados, desenvolver plataformas ricas em dados e, assim, fortalecer o programa Trajetórias de Sucesso Escolar. Essas informações e evidências são essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas, para chamar a atenção sobre o tema e para a criação de projetos-pilotos que, em um segundo momento e junto com o governo, possam ser escalados para níveis estaduais e nacional”, finaliza Michael Klaus.

Veja o que saiu na imprensa

Brasil tem avanços na infância, mas ainda há 27 milhões sem acesso a direitos básicos (Folha de S.Paulo)

Homicídios de crianças e adolescentes cresceram 47% no Brasil em 10 anos, aponta Unicef (G1)

30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança (Unicef)

Assassinatos de adolescentes crescem 140% desde 1990 (Band)

Direitos das crianças ainda não são respeitados em muitas partes do Brasil (Fantástico – Rede Globo)

Opinião | Direitos da Criança | 13/11/2019 (Opinião Nacional – TV Cultura)

Atualizada em 26/11/2019, às 19h03.

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Avatar
Julio Alberto Lucca
4 anos atrás

Quero Parabenizar os idealizadores e os membros que contribuem para estas felizes inciativas! Acreditando na juventude do Brasil, com ações sociais consistentes, a Claro faz a diferença na melhoria da sociedade civil. Muito Satisfeito em fazer parte desta grande empresa! Abraços e sucesso para todos!

Talvez Você Também Goste

Notícias

Unicef e Instituto Claro promovem evento sobre combate ao atraso escolar

Na ocasião, curso EaD foi lançado para minimizar a reprovação, a distorção idade-série e a evasão

há 4 anos
Notícias

Trajetórias de Sucesso Escolar: conheça a história de Sandrielle Saiury

Depois de se curar de malária, aluna voltou à escola e recuperou aprendizagem

há 1 ano
Notícias

Unicef realiza campanha de doações para minimizar problemas causados pela pandemia

Iniciativa apoiada pelo Instituto Claro já beneficiou 89 mil pessoas com itens de higiene

há 4 anos
Notícias

Campus Mobile ganha reforço do Unicef na categoria Educação

Parceria envolve avaliação de projetos, mentorias, palestras e feedbacks para os candidatos

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.