O Instituto Claro se uniu ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais uma campanha. O objetivo do Instituto, que fez uma contribuição de R$ 100 mil, é apoiar e incentivar a arrecadação de recursos feita pela entidade para minimizar os impactos do novo coronavírus (covid-19) na vida de crianças, jovens e famílias do país.

De acordo com o diretor de mobilização de recursos e parcerias do Unicef no Brasil, Juan Ignacio Calvo, é necessário pensar ações específicas e urgentes voltadas para crianças e adolescentes nesse momento.

“Embora não sejam os mais impactados pela pandemia, eles são os que mais sofrem indiretamente em crises humanitárias. Em casos excepcionais, como o que estamos vivendo, os riscos de maus-tratos, violência doméstica ou sexual, abuso, exploração e exclusão social são maiores do que nunca para meninas e meninos. A pobreza pode aumentar deixando-os ainda mais expostos”, afirma.

Pensando nesse contexto, o Unicef ampliou as iniciativas com foco na redução do avanço do vírus e danos da epidemia na vida desse público, em especial aqueles mais vulneráveis.

Atualmente, a instituição realiza diferentes frentes de atuação divididas em dez ações prioritárias que tem como objetivo informar a população, distribuir suprimentos, influenciar governos a manter e adaptar serviços essenciais, buscar soluções para garantir o direito à educação, apoiar e garantir atendimento de saúde para mulheres e crianças de comunidades em vulnerabilidade social, dar continuidade a serviços de proteção contra a violência, incentivar trabalhos de proteção social, dar apoio aos adolescentes para promover a saúde mental, produzir evidências que possam dar origem a novas políticas públicas e, por fim, mobilizar doações por parte de organizações, fundações e pessoas físicas.

“Com as doações, compramos e distribuímos kits com suprimentos essenciais, como água, sabonete, detergente líquido, álcool gel, itens de higiene (luvas, máscaras, sabão), saneamento e cestas básicas. Além disso, informamos e conscientizamos comunidades sobre como se proteger da covid-19 e enfrentar as fake News sobre o assunto”, enfatiza Calvo.

Em uma das estratégias fundamentais, o Unicef tem trabalhado com a Operação Acolhida do Governo, outras agências das Nações Unidas (ONU) e parceiros em medidas imediatas de prevenção, saúde e educação, com foco em crianças e adolescentes migrantes, em especial em Roraima, no Pará e no Amazonas.

Até o momento, a campanha já beneficiou cerca de 89 mil pessoas de diferentes regiões do país com a doação de itens essenciais de higiene, aproximadamente 35 mil crianças de famílias vulneráveis com materiais de educação via rádio, 53 milhões de pessoas com informações confiáveis e apoiou 211 mil adolescentes com orientações para cuidar da saúde mental.

Para doar, basta acessar o site do Unicef ou ligar para 0800 545 1133.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Trajetórias de Sucesso Escolar: conheça a história de Sandrielle Saiury

Depois de se curar de malária, aluna voltou à escola e recuperou aprendizagem

há 1 ano
Notícias

Junto com Unicef, Instituto Claro comemora 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança

Brasil avançou em relação à situação da infância e adolescência, mas ainda persegue desafios

há 4 anos
Notícias

Unicef e Instituto Claro promovem evento sobre combate ao atraso escolar

Na ocasião, curso EaD foi lançado para minimizar a reprovação, a distorção idade-série e a evasão

há 4 anos
Notícias

Campus Mobile ganha reforço do Unicef na categoria Educação

Parceria envolve avaliação de projetos, mentorias, palestras e feedbacks para os candidatos

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.