O Instituto Claro se uniu ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais uma campanha. O objetivo do Instituto, que fez uma contribuição de R$ 100 mil, é apoiar e incentivar a arrecadação de recursos feita pela entidade para minimizar os impactos do novo coronavírus (covid-19) na vida de crianças, jovens e famílias do país.
De acordo com o diretor de mobilização de recursos e parcerias do Unicef no Brasil, Juan Ignacio Calvo, é necessário pensar ações específicas e urgentes voltadas para crianças e adolescentes nesse momento.
“Embora não sejam os mais impactados pela pandemia, eles são os que mais sofrem indiretamente em crises humanitárias. Em casos excepcionais, como o que estamos vivendo, os riscos de maus-tratos, violência doméstica ou sexual, abuso, exploração e exclusão social são maiores do que nunca para meninas e meninos. A pobreza pode aumentar deixando-os ainda mais expostos”, afirma.
Pensando nesse contexto, o Unicef ampliou as iniciativas com foco na redução do avanço do vírus e danos da epidemia na vida desse público, em especial aqueles mais vulneráveis.
Atualmente, a instituição realiza diferentes frentes de atuação divididas em dez ações prioritárias que tem como objetivo informar a população, distribuir suprimentos, influenciar governos a manter e adaptar serviços essenciais, buscar soluções para garantir o direito à educação, apoiar e garantir atendimento de saúde para mulheres e crianças de comunidades em vulnerabilidade social, dar continuidade a serviços de proteção contra a violência, incentivar trabalhos de proteção social, dar apoio aos adolescentes para promover a saúde mental, produzir evidências que possam dar origem a novas políticas públicas e, por fim, mobilizar doações por parte de organizações, fundações e pessoas físicas.
“Com as doações, compramos e distribuímos kits com suprimentos essenciais, como água, sabonete, detergente líquido, álcool gel, itens de higiene (luvas, máscaras, sabão), saneamento e cestas básicas. Além disso, informamos e conscientizamos comunidades sobre como se proteger da covid-19 e enfrentar as fake News sobre o assunto”, enfatiza Calvo.
Em uma das estratégias fundamentais, o Unicef tem trabalhado com a Operação Acolhida do Governo, outras agências das Nações Unidas (ONU) e parceiros em medidas imediatas de prevenção, saúde e educação, com foco em crianças e adolescentes migrantes, em especial em Roraima, no Pará e no Amazonas.
Até o momento, a campanha já beneficiou cerca de 89 mil pessoas de diferentes regiões do país com a doação de itens essenciais de higiene, aproximadamente 35 mil crianças de famílias vulneráveis com materiais de educação via rádio, 53 milhões de pessoas com informações confiáveis e apoiou 211 mil adolescentes com orientações para cuidar da saúde mental.
Para doar, basta acessar o site do Unicef ou ligar para 0800 545 1133.