A edição 2018 do programa Educonex@o foi um sucesso. A iniciativa, que prepara educadores para o uso de novas tecnologias, formou 353 professores da rede municipal de ensino, em sete cidades de seis estados do país.
As formações aconteceram em Araucária (PR), Bragança Paulista (SP), Caxias do Sul (RS), Franca (SP), Itajaí (SC), Porto Velho (RO) e Uberaba (MG). A estimativa é a de que 9,8 mil alunos sejam beneficiados e 300 escolas receberam pontos de TV e internet banda larga.
“Esse era o tipo de parceria que sempre almejamos. Nossas expectativas eram de proporcionar recursos de qualidade às unidades educacionais e capacitar nossos profissionais para terem domínio desses recursos, contribuindo para a inclusão digital das crianças e dos adolescentes”, comentou a representante da rede municipal de ensino de Araucária (PR), Stella Bello.
A formação ocorre presencialmente e também por meio de um ambiente virtual de aprendizagem onde há atividades como aulas, palestras, práticas sobre o uso do celular em sala de aula, criação de materiais para blogs e apresentações de slides.
“Os encontros foram dinâmicos e didáticos, com profissionais excelentes. Eles nos auxiliaram nos momentos de dúvida e, a todo momento, fizeram conexão entre o trabalho explicitado e a sala de aula”, afirmou a professora de Bragança Paulista (SP), Márcia Mazzola.
Bello ainda ressaltou a importância da iniciativa no resgate de características essenciais para a carreira. “Muitas vezes, nos vemos perdidos em meio a tantos trâmites burocráticos que precisamos cumprir em nossa rotina de trabalho. A formação trouxe, de novo, o espírito pesquisador de nossos professores”, contou.
Para Mazzola, a formação traz benefícios para a rotina do professor em sala de aula. “O curso potencializa as práticas educacionais, aproximando o conteúdo a ser desenvolvido e possibilita um aprendizado mais dinâmico com alunos sendo atores e não meros expectadores”, lembrou.
O Educonex@o é uma iniciativa do Instituto Claro, realizada com parceria técnica do Instituto Crescer. Desde 2011, o programa já beneficiou 63,8 mil alunos, formou 2,2 mil professores de 1,7 mil escolas, em 51 cidades de 20 estados brasileiros.