Conteúdos

Este plano de aula traz o filme “Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles, como uma ferramenta para a compreensão crítica da história recente do Brasil, com enfoque na ditadura militar e suas consequências.

Objetivos

  • Compreender criticamente a história recente do Brasil, com ênfase na ditadura militar (1964-1985);
  • Analisar o impacto da ditadura militar nos direitos humanos, na democracia e na sociedade brasileira;
  • Discutir a importância da memória, da verdade e da justiça para a consolidação do Estado Democrático de Direito no Brasil;
  • Explorar o papel da música e das artes como ferramentas de resistência política e cultural; e
  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de debater temas históricos e políticos de forma argumentativa.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • Ditadura militar no Brasil: causas, desenvolvimento e consequências;
  • Direitos humanos e repressão política;
  • Movimento de resistência cultural e política;
  • O papel da arte na contestação ao regime militar; e
  • A importância da memória histórica e da luta pela verdade e justiça.

Palavras-chave:

Ditadura militar. Democracia. Direitos humanos. Estado de Direito. Memória. Verdade. Resistência cultural. Música e política.

Previsão para aplicação:

4 aulas (50 min).

1ª Etapa: Sobre o filme “Ainda estou aqui”

Dê início à aula compartilhando com os alunos informações relevantes sobre o filme “Ainda estou aqui”. Veja abaixo alguns dados indispensáveis nesse momento introdutório:

  • “Ainda estou aqui” é um filme lançado em 2024, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e sua mãe, Fernanda Montenegro (ambas no papel de Eunice Paiva, em diferentes fases da vida), bem como por Selton Mello (no papel de Rubens Paiva). O longa foi indicado a diversos prêmios ao redor do mundo, sendo amplamente reconhecido por sua abordagem sensível e crítica sobre os impactos da ditadura militar no Brasil.
  • O filme é baseado no livro homônimo, publicado em 2015 e escrito por Marcelo Rubens Paiva (filho de Eunice Paiva e Rubens Paiva).
  • A história trazida pelo filme segue a trajetória de Eunice Paiva, uma mulher que busca respostas sobre o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, durante a ditadura. Em sua jornada, ela apoia corajosamente sua família enquanto busca a verdade e a justiça. O filme destaca a luta por memória, verdade e reparação, explorando as consequências da repressão política e a necessidade de enfrentar o legado do regime militar.

Sugestão: Assista ao filme com a turma ou peça aos alunos assistam previamente, orientando-os a fazer anotações sobre o filme e suas reflexões a partir dele, as quais servirão como ponto de partida para os debates em sala de aula.

2ª Etapa: Contexto histórico: a ditadura militar no Brasil

Conte aos alunos que o filme se passa na década de 1970, período em que estava em andamento no Brasil a ditadura militar, que teve início em 1964, com um golpe de Estado que derrubou o governo democraticamente eleito de João Goulart. Durante o regime militar, que durou até 1985, o país enfrentou censura, perseguições políticas, torturas e desaparecimentos forçados.

Compartilhe também com a turma algumas das principais características do período, dentre as quais estão:

  • Fechamento do Congresso Nacional e censura à imprensa, às artes e à educação.
  • Criação do AI-5 (Ato Institucional nº 5), que intensificou a repressão política.
  • Crescimento dos movimentos de resistência, incluindo guerrilhas e manifestações estudantis.
  • Uso da tortura e da violência pelo Estado como métodos de repressão.
  • Transição para a democracia, culminando na Constituição de 1988, que garantiu direitos fundamentais.

Para te apoiar nesta etapa, utilize os materiais listados abaixo:

3ª Etapa: Debates suscitados pelo filme

Peça aos alunos que compartilhem os assuntos que causaram reflexão quando assistiram ao filme e, conforme forem levantados, anote-os na lousa. Fique à vontade também para intervir na discussão, caso haja temas que você entenda relevantes e que não tenham sido trazidos pela turma.

Veja abaixo alguns pontos que podem ser objeto de reflexão e debate, a partir do filme “Ainda estou aqui”:

  • A importância da democracia;
  • Os riscos de regimes autoritários;
  • Direitos humanos;
  • O papel da mulher nas lutas políticas;
  • O direito à memória e à verdade como pilares da justiça de transição; e
  • Comparação entre ditadura militar e o Estado de Direito consolidado pela Constituição de 1988.

Elejam alguns dos temas listados para serem discutidos pela turma. Você pode optar por escolher apenas um tema e debatê-lo mais profundamente, ou por discutir vários temas de maneira um pouco mais superficial.

Para te apoiar nesta etapa, utilize os materiais listados abaixo:

4ª Etapa: A trilha sonora de “Ainda estou aqui” e o papel político da música

Questione os alunos sobre a trilha sonora do filme, especialmente perguntando se alguém notou quaisquer relações entre as músicas que compõem o filme e a sua história.

Conte à turma que, em “Ainda estou aqui”, a trilha sonora se apresenta como um elemento central da narrativa, trazendo questões importantes sobre o momento político vivido no contexto retratado pela obra, além de destacar a importância da música como ferramenta de resistência.

Conversem, ainda, sobre o fato de que, durante a ditadura, muitos músicos e artistas usaram suas obras para criticar o regime e expressar mensagens de liberdade e luta por justiça.

Alguns dos aspectos que podem ser levados à atenção dos alunos são:

  • Músicas que marcaram a resistência ao regime.
  • O exílio de artistas e a censura musical.
  • A Tropicália, a MPB e outros movimentos musicais como formas de resistência política e cultural

Para te apoiar nesta etapa, utilize os materiais listados abaixo:

5ª Etapa: Proposta de atividade

Para encerrar o trabalho acerca do filme “Ainda estou aqui”, organize a turma em pequenos grupos e proponha que cada um deles trabalhe na pesquisa e análise detalhada de um dos temas discutidos ao longo das aulas.

Veja abaixo algumas das temáticas que podem ser propostas aos grupos:

  • Democracia;
  • Os riscos de regimes autoritários;
  • A ameaça aos direitos humanos representada pelas ditaduras;
  • O papel da mulher nas lutas políticas;
  • A importância da memória;
  • Comissões da verdade e seus efeitos;
  • Comparação entre ditadura militar e o Estado de Direito consolidado pela Constituição de 1988;
  • O papel político da música e da arte; e
  • Trilha sonora do filme (pode ser proposta a análise da música “É preciso dar um jeito, meu amigo”, de Erasmo Carlos, por exemplo).

Cada grupo pode apresentar suas reflexões por meio de diferentes formatos: um mural, um texto crítico, uma dramatização, um podcast ou uma paródia musical inspirada na trilha do filme, por exemplo. Esse material pode ser exposto e compartilhado com toda a comunidade escolar.

Finalizem com um debate coletivo, destacando como o conhecimento do passado pode ajudar a construir um futuro democrático e justo.

Bom trabalho!

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: Paulo Pinto – Agência Brasil

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