Conteúdos
Este plano de aula traz o filme “Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles, como uma ferramenta para a compreensão crítica da história recente do Brasil, com enfoque na ditadura militar e suas consequências.
Objetivos
- Compreender criticamente a história recente do Brasil, com ênfase na ditadura militar (1964-1985);
- Analisar o impacto da ditadura militar nos direitos humanos, na democracia e na sociedade brasileira;
- Discutir a importância da memória, da verdade e da justiça para a consolidação do Estado Democrático de Direito no Brasil;
- Explorar o papel da música e das artes como ferramentas de resistência política e cultural; e
- Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de debater temas históricos e políticos de forma argumentativa.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Ditadura militar no Brasil: causas, desenvolvimento e consequências;
- Direitos humanos e repressão política;
- Movimento de resistência cultural e política;
- O papel da arte na contestação ao regime militar; e
- A importância da memória histórica e da luta pela verdade e justiça.
Palavras-chave:
Ditadura militar. Democracia. Direitos humanos. Estado de Direito. Memória. Verdade. Resistência cultural. Música e política.
Previsão para aplicação:
4 aulas (50 min).
1ª Etapa: Sobre o filme “Ainda estou aqui”
Dê início à aula compartilhando com os alunos informações relevantes sobre o filme “Ainda estou aqui”. Veja abaixo alguns dados indispensáveis nesse momento introdutório:
- “Ainda estou aqui” é um filme lançado em 2024, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e sua mãe, Fernanda Montenegro (ambas no papel de Eunice Paiva, em diferentes fases da vida), bem como por Selton Mello (no papel de Rubens Paiva). O longa foi indicado a diversos prêmios ao redor do mundo, sendo amplamente reconhecido por sua abordagem sensível e crítica sobre os impactos da ditadura militar no Brasil.
- O filme é baseado no livro homônimo, publicado em 2015 e escrito por Marcelo Rubens Paiva (filho de Eunice Paiva e Rubens Paiva).
- A história trazida pelo filme segue a trajetória de Eunice Paiva, uma mulher que busca respostas sobre o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, durante a ditadura. Em sua jornada, ela apoia corajosamente sua família enquanto busca a verdade e a justiça. O filme destaca a luta por memória, verdade e reparação, explorando as consequências da repressão política e a necessidade de enfrentar o legado do regime militar.
Sugestão: Assista ao filme com a turma ou peça aos alunos assistam previamente, orientando-os a fazer anotações sobre o filme e suas reflexões a partir dele, as quais servirão como ponto de partida para os debates em sala de aula.
2ª Etapa: Contexto histórico: a ditadura militar no Brasil
Conte aos alunos que o filme se passa na década de 1970, período em que estava em andamento no Brasil a ditadura militar, que teve início em 1964, com um golpe de Estado que derrubou o governo democraticamente eleito de João Goulart. Durante o regime militar, que durou até 1985, o país enfrentou censura, perseguições políticas, torturas e desaparecimentos forçados.
Compartilhe também com a turma algumas das principais características do período, dentre as quais estão:
- Fechamento do Congresso Nacional e censura à imprensa, às artes e à educação.
- Criação do AI-5 (Ato Institucional nº 5), que intensificou a repressão política.
- Crescimento dos movimentos de resistência, incluindo guerrilhas e manifestações estudantis.
- Uso da tortura e da violência pelo Estado como métodos de repressão.
- Transição para a democracia, culminando na Constituição de 1988, que garantiu direitos fundamentais.
Para te apoiar nesta etapa, utilize os materiais listados abaixo:
3ª Etapa: Debates suscitados pelo filme
Peça aos alunos que compartilhem os assuntos que causaram reflexão quando assistiram ao filme e, conforme forem levantados, anote-os na lousa. Fique à vontade também para intervir na discussão, caso haja temas que você entenda relevantes e que não tenham sido trazidos pela turma.
Veja abaixo alguns pontos que podem ser objeto de reflexão e debate, a partir do filme “Ainda estou aqui”:
- A importância da democracia;
- Os riscos de regimes autoritários;
- Direitos humanos;
- O papel da mulher nas lutas políticas;
- O direito à memória e à verdade como pilares da justiça de transição; e
- Comparação entre ditadura militar e o Estado de Direito consolidado pela Constituição de 1988.
Elejam alguns dos temas listados para serem discutidos pela turma. Você pode optar por escolher apenas um tema e debatê-lo mais profundamente, ou por discutir vários temas de maneira um pouco mais superficial.
Para te apoiar nesta etapa, utilize os materiais listados abaixo:
- O que são os direitos humanos?
Acesso em: 24 de fevereiro de 2025.
- O que são os direitos humanos? Direitos humanos: o que significam e como fazer para promovê-los?
Acesso em: 24 de fevereiro de 2025.
- Biografia de mulheres perseguidas ensina sobre a ditadura militar
Acesso em: 24 de fevereiro de 2025.
- Relatos da Comissão Nacional da Verdade ajudam a explicar ditadura militar em sala de aula
Acesso em: 24 de fevereiro de 2025.
- A ditadura militar e a censura no cinema
Acesso em: 24 de fevereiro de 2025.
- O cinema e a reflexão sobre a ditadura militar
Acesso em: 24 de fevereiro de 2025.
4ª Etapa: A trilha sonora de “Ainda estou aqui” e o papel político da música
Questione os alunos sobre a trilha sonora do filme, especialmente perguntando se alguém notou quaisquer relações entre as músicas que compõem o filme e a sua história.
Conte à turma que, em “Ainda estou aqui”, a trilha sonora se apresenta como um elemento central da narrativa, trazendo questões importantes sobre o momento político vivido no contexto retratado pela obra, além de destacar a importância da música como ferramenta de resistência.
Conversem, ainda, sobre o fato de que, durante a ditadura, muitos músicos e artistas usaram suas obras para criticar o regime e expressar mensagens de liberdade e luta por justiça.
Alguns dos aspectos que podem ser levados à atenção dos alunos são:
- Músicas que marcaram a resistência ao regime.
- O exílio de artistas e a censura musical.
- A Tropicália, a MPB e outros movimentos musicais como formas de resistência política e cultural
Para te apoiar nesta etapa, utilize os materiais listados abaixo:
- Ainda estou aqui – trilha sonora
Acesso em: 25 de fevereiro de 2025.
- Hino da anistia, ‘O Bêbado e a Equilibrista’ ainda hoje pode servir de alerta contra ataques à democracia
Acesso em: 25 de fevereiro de 2025.
- “Para não dizer que não falei das flores”
Acesso em: 25 de fevereiro de 2025.
5ª Etapa: Proposta de atividade
Para encerrar o trabalho acerca do filme “Ainda estou aqui”, organize a turma em pequenos grupos e proponha que cada um deles trabalhe na pesquisa e análise detalhada de um dos temas discutidos ao longo das aulas.
Veja abaixo algumas das temáticas que podem ser propostas aos grupos:
- Democracia;
- Os riscos de regimes autoritários;
- A ameaça aos direitos humanos representada pelas ditaduras;
- O papel da mulher nas lutas políticas;
- A importância da memória;
- Comissões da verdade e seus efeitos;
- Comparação entre ditadura militar e o Estado de Direito consolidado pela Constituição de 1988;
- O papel político da música e da arte; e
- Trilha sonora do filme (pode ser proposta a análise da música “É preciso dar um jeito, meu amigo”, de Erasmo Carlos, por exemplo).
Cada grupo pode apresentar suas reflexões por meio de diferentes formatos: um mural, um texto crítico, uma dramatização, um podcast ou uma paródia musical inspirada na trilha do filme, por exemplo. Esse material pode ser exposto e compartilhado com toda a comunidade escolar.
Finalizem com um debate coletivo, destacando como o conhecimento do passado pode ajudar a construir um futuro democrático e justo.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: Paulo Pinto – Agência Brasil