Conteúdos
Repercussões da Ditadura Militar hoje
O Brasil contemporâneo
Objetivos
• Discutir os efeitos da ditadura militar no Brasil
• Relacionar assuntos do presente com a evolução histórica brasileira
• Exercitar o pensamento crítico e a tomada de posição acerca de questões contemporâneas
• Identificar, no universo pessoal, aspectos do processo histórico
• Desenvolver a argumentação
1ª Etapa: Início da conversa
Tomar posições acerca de temas da atualidade é um desafio constante. A formação crítica depende de muitos fatores e, entre eles, podemos destacar o conhecimento do tema e a capacidade de levantar prós e contras sobre um determinado assunto. Para tratar das consequências da ditadura militar, a tomada de posição deve evolver o conhecimento e a reflexão crítica e embasada.
2ª Etapa: Conhecendo a ditadura militar pelos olhos de meus parentes
Sua aula pode ser iniciada questionando os alunos acerca do que conhecem sobre a ditadura militar. O que foi, quando ocorreu, o que ela significou para o país, o que ela gerou etc. Assim, você poderá ter um primeiro diagnóstico da temática.
Na sequência, proponha que os alunos que quiserem e souberem digam se conhecem alguém que tenha passado pelo período da ditadura. Peça para que, por memória, façam um cálculo para identificar pessoas próximas que, contados cinquenta anos para o passado, tivessem a idade dos próprios alunos ou mais. Pais, avós, tios e até mesmo professores podem ser utilizados como referências. Peça que listem, em seus cadernos, estas pessoas potenciais.
Divida, então, a sala em grupos de 4 a 6 alunos. Cada grupo deverá coletar, de seus familiares ou colegas, informações sobre a sua relação com a ditadura militar. Os grupos deverão fazer um roteiro com as questões sobre o período, contatar as pessoas e fazer breves entrevistas. O grupo também deverá planejar uma forma de apresentar aos colegas os resultados de sua coleta. Vídeos, cartazes, tabelas podem ser boas opções.
Planeje uma data de apresentação que permita aos alunos algumas semanas de preparo.
A atividade inicial pode terminar aqui ou ser ampliada com a seguinte proposta: você poderá propor uma discussão sobre “Qual a relação entre história, história oral e memória?” O texto História Oral e Memória (item 6), disponível no arquivo anexado, pode ajudá-lo nesta atividade, assim como o item 7.
3ª Etapa: Compreendendo o significado do perdão e da anistia
Neste momento, é importante introduzir a temática dos efeitos da ditadura militar e da violência do período. Você pode apresentar um breve resumo sobre o tema, ou então promover atividades de outros planos de aulas sobre a Ditadura. A ideia é simplesmente dar uma visão rápida e geral acerca da tensão e de alguns efeitos da luta armada e da repressão.
Em seguida, apresente o conceito de anistia. Para tanto, busque contextualizar a ideia de perdão e de abertura democrática e, também, ponderar rapidamente sobre as pretensões do processo de anistia. O conceito de anistia, contudo, não é livre de interpretações. Para mostrar uma concepção um pouco diversa da ideia de anistia, passe para os alunos o vídeo sobre a Anistia Internacional (link 2).
4ª Etapa: Debates para a compreensão do tema
Esta etapa se configura em um trabalho mais longo, que demanda algumas aulas. Ela pode, todavia, ser dividida em algumas partes que possibilitem adaptações para as necessidades e possibilidades de planejamento.
Solicite à classe que se divida em 8 grupos. Cada grupo receberá, por sorteio, um tema e uma posição a defender. Os grupos deverão se compor de forma organizada para apresentar um debate onde há regras estipuladas de participação e avaliação.
Tema A: Revogação da lei da anistia | Grupo 1: defender a revogação da lei | Grupo 2: defender a manutenção da lei |
Tema B: Indenização de vítimas da ditadura | Grupo 3: defender a indenização, pelo Estado, das vítimas de ambos os lados | Grupo 4: defender a não indenização, pelo Estado, das vítimas de ambos os lados |
Tema C: Abertura dos arquivos secretos | Grupo 5: defender a imediata e completa abertura de arquivos secretos do período | Grupo 6: defender a gradual e restrita abertura de arquivos secretos do período |
Tema D: Punição de ofensores e código penal | Grupo 7: defender a aplicação da lei penal comum e punição de ofensores durante o período militar | Grupo 8: defender a não aplicação da lei penal e a não punição de ofensores durante o período militar |
5ª Etapa: A Comissão da Verdade
Como finalização, proponha analisar algo que está na pauta do Brasil contemporâneo: a Comissão da Verdade. Para tanto, inicie organizando a sala para ver o documentário da TV Cultura acerca do assunto. Organize a sala e passe o vídeo sugerido no item 3 (caso isso não seja possível em sua escola, você pode solicitar que os alunos vejam o filme e realizem, posteriormente, as demais atividades).
Terminado o filme, questione como ele aborda a questão, que partes das demais etapas foram tratadas e como foram esclarecidas. Neste sentido, estimule os alunos a lembrarem, também, das posições de seus familiares acerca do período da ditadura. Busque, ainda, identificar claramente a intenção, função e funcionamento da Comissão da Verdade, além das polêmicas que podem ser levantadas.
Materiais Relacionados
1. Acesse previamente o site da Anistia internacional, conhecendo suas tarefas e atividades.
2. Veja, também, o vídeo da Anistia internacional.