Filmes podem ser usados no ensino de educação financeira porque apresentam situações, algumas delas comuns ao nosso cotidiano, em que conceitos financeiros são aplicados. Além disso, por meio de histórias e personagens, eles mostram as consequências de escolhas financeiras, como planejamento, endividamento e investimento, estimulando reflexões.

“Podemos abordar diferentes temas, como consumo excessivo ou a má administração de gastos, a ideia de poupar e a noção de planejamento estratégico, que deve ser desenvolvida nas escolas”, justifica a doutora de educação em ciências e matemática e professora da rede estadual do Rio Grande do Sul (RS) Ana Paula Rebello.

“Podem ainda falar de organização financeira, marketing, mercado de trabalho, tomada de decisão, sustentabilidade, inteligência emocional, entre outros”, complementa a mestre em educação e formadora de professores Vanessa de Oliveira.

Sobre atividades a serem aplicadas após exibição da produção audiovisual, Oliveira recomenda desde uma roda de conversa sobre cenas que mais chamaram a atenção dos alunos até solicitar produções artísticas sobre os temas discutidos, como textos, poemas, desenhos e vídeos.

“Como orientação, ao escolher um filme, observe a faixa etária à qual ele é direcionado e também os objetivos que se deseja desenvolver ao utilizá-lo”, complementa Rebello.

A seguir, conheça quatro filmes que ajudam a trabalhar diferentes temas de educação financeira no ensino fundamental 2 e médio.

Até que sorte nos separe (2012)

Apresenta de forma cômica a vida do protagonista Tino, que após ganhar na loteria não consegue administrar de forma planejada sua fortuna.

“Ao longo do filme, ele se envolve em gastos exagerados que lhe trazem dificuldades a curto e médio prazo”, conta Rebello.

“Com o filme é possível desenvolver conceitos de planejamento financeiro e analisar as consequências de uma má administração de gastos, mostrando aos alunos que é necessário saber como conduzir, a partir do montante, as próximas ações, seja de investimento a longo prazo ou de gastos diários”, destaca Rebello. Classificação: 10 anos.

À procura da felicidade (2006)

Um vendedor de São Francisco enfrenta dificuldades financeiras e cria o filho sozinho. “É um título que retrata muitos assuntos importantes relacionados ao universo do dinheiro, como exigências do mercado de trabalho; o papel do dinheiro na nossa vida; como o dinheiro pode ser uma ferramenta para o bem-estar e como lidar com ele sem se deixar levar pela ganância”, lista Oliveira, que trabalhou o título com jovens do ensino médio.

“Além disso, podem abordar a importância da organização financeira para a manutenção da vida em família”, acrescenta a professora, que cita a cena do banheiro no metrô para tratar de questões familiares. “A cena do protagonista estudando para a prova pode ajudar a discutir sobre a importância dos estudos para a nossa vida profissional”, acrescenta Oliveira. Classificação: livre.

Os delírios de consumo de Becky Bloom (2009)

Rebecca Bloomwood é uma garota que adora fazer compras, e seu vício a leva à falência.

“A protagonista é compulsiva por compras, tem vários cartões de crédito e se vê em uma situação financeira delicada ao perder o emprego”, relata a pedagoga pós-graduada em matemática financeira escolar Daila Brum de Souza.

Ela trabalhou o filme com alunos do ensino fundamental II e relata a experiência. “Nas discussões, eles próprios trouxeram que a protagonista comprava as roupas, mas não as usava. Ao final, ela decide fazer um bazar para pagar suas dívidas”, compartilha.

Com base no tema, Souza trabalhou com a classe consumo consciente e o que considerar antes de realizar uma compra. “A partir disso, também puxei para o tema da sustentabilidade e do impacto do consumo no mundo”. Classificação: 10 anos.

Seabscuit – Alma de herói (2003)

Baseado em uma história real, o filme se passa durante a Depressão de 1929, nos Estados Unidos, retratando a perda de emprego e de renda por diversas famílias, muitos tendo que morar na rua. Professor da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Assis Antônio Mariani, de Caxias do Sul (RS), André Rosa da Luz utilizou o filme com estudantes do ensino médio para debater história do comércio, das moedas e dos bancos, além da temática de juros. Classificação: 12 anos.

Veja mais:

16 dicas para exibir filme, documentário ou série na escola

7 dinâmicas para ensinar educação financeira na escola

10 conteúdos para ensinar educação financeira

6 atividades para ensinar consumo consciente na escola

Como usar o Tesouro Direto para ensinar educação financeira?

Como usar histórias em quadrinhos para ensinar educação financeira

Crédito da imagem: Ratsanai – Getty Images

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