O quadribol é um esporte fictício jogado sobre vassouras na saga Harry Potter. “Na ficção, o objetivo é lançar as ‘goles’ (bolas) entre os arcos que ficam fixados no final da quadra para marcar pontos, ou pegar o pomo-de-ouro (bolinha voadora) para se sagrar vencedor”, explica a professora de educação física de Joaçaba (SC) Jacqueline Righi.

Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), acadêmicos do curso de educação física adaptaram o quadribol para as aulas da educação básica. Assim, criaram o jogo caçador quadribol a partir de princípios da tradicional queimada.

“No caçador quadribol os objetivos são a ‘queima’ – acertar a bola no adversário com exceção da cabeça – e lançar a bola por entre os arcos para salvar um companheiro ‘queimado’”, resume Righi.

A atividade foi aplicada com alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental do Centro Educacional Roberto Trompowsky, em Joaçaba (SC). Além disso, teve caráter interdisciplinar, sendo associada à disciplina de língua portuguesa e à leitura dos livros de Harry Potter.

Como jogar “caçador quadribol”?

Os materiais utilizados foram duas bolas leves, que podem ser de vôlei (EVA), e quatro arcos, quantidade adaptável dependendo do tamanho da turma.

“A disputa ocorre na quadra de esportes dividida por uma linha central e duas de fundo, onde quatro arcos ficam dispostos, dois de cada lado. Cada equipe,

com a posse de uma das bolas, arremessa contra os adversários, resultando em ‘queimas’ de jogadores. Isso faz com que o jogo se torne mais competitivo e mais veloz”, explica Righi.

“Um integrante ‘queimado’ vai ao lado oposto de sua quadra e fica em posse de um arco acima da cabeça, até ser salvo por uma bola lançada por um colega de equipe por entre este arco”, ensina a Righi.

Caso outros jogadores sejam ‘queimados’ e os dois arcos já estejam ocupados, estes devem se posicionar na lateral do seu lado de quadra e esperar que um dos jogadores de sua equipe, que está segurando o arco, seja salvo e o desocupe.

“Caso não se efetivem as salvas, o jogo termina quando uma das equipes tem apenas três jogadores em quadra – dois no arco e um na quadra”, completa a docente.

Habilidades desenvolvidas

Righi explica que o jogo caçador quadribol aprimora a coordenação motora ampla e desenvolve, de forma lúdica, habilidades como arremessar, lançar, receber, agarrar, equilibrar e esquivar.

Por se tratar de um jogo pré-desportivo, ele foi aplicado para as turmas dos 4º e 5º anos do ensino fundamental I, porém também pode ser utilizado no ensino fundamental II e médio.

“Os educandos querem movimento, e os jogos pré-desportivos, além de desenvolverem habilidades, são muito divertidos e promovem a competição de uma forma saudável e lúdica”, finaliza.

Veja mais:

Filmes de Harry Potter ajudam no ensino de física

7 dicas para planejar uma aula de educação física decolonial

Educação física: 30 planos de aula para o ensino fundamental e médio

7 artes marciais para ensinar na educação física escolar

Como trabalhar o etarismo na aula de educação física

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Conheça 4 experimentos para ensinar as leis de Newton

Atividades podem ser realizadas com objetos simples, como régua, livro, fita adesiva e barbante

3 jogos para ensinar cartografia

Atividades lúdicas ajudam alunos a interpretarem o espaço geográfico

7 filmes para ensinar Segunda Guerra Mundial

Obras abordam as batalhas, o Holocausto e a atuação dos pracinhas brasileiros no conflito

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.