A fanfiction ou fanfic é um gênero literário construído de forma colaborativa, no qual fãs produzem textos utilizando ícones da cultura como inspiração. “Estes textos possuem um público específico: outros fãs desses mesmos ícones, que podem contribuir para o desenvolvimento dos textos. Assim, é basicamente uma produção colaborativa de fãs para outros fãs”, resume o mestre profissional em letras Wlademyr de Menezes Alves.

Segundo Alves, o gênero pode incentivar alunos a desenvolverem o gosto pela leitura e escrita. “Uma das ideias do ‘universo fanfiqueiro’ é preencher as lacunas deixadas pelos autores das séries, programas, filmes, ou criar novos universos imaginários paralelos ao já existente”, explica o professor.

“Descobrir estas lacunas envolve leitura de um universo que o fã já está familiarizado, e mostrar este ponto de vista para o outro fã envolve a produção escrita. Esse processo gera um ciclo de leitura, produção textual e releitura”, justifica.

Alves explica que, apesar da fanfiction não ser um gênero nativo dos ambientes virtuais, esta prática encontrou nele um terreno fértil para uma produção escrita interativa. “Exemplo são as plataformas dedicadas à produção e divulgação desses conteúdos, tais como blogs, websites, grupos no WhatsApp e comunidades em redes sociais”, destaca.

 “As fanfics fazem com que os alunos se comuniquem [de forma] multilateral, usando linguagens híbridas e hipertextos que possuem conhecimento que vão muito além do que está presente nos livros didáticos. Isso traz a possibilidade de novos letramentos”, complementa.

Experiência no ensino médio

Para a sua dissertação “Reprodução textual: criando fanfics na sala de aula” (2018) Alves criou uma sequência didática para produção textual com alunos do ensino médio utilizando as fanfics.

O docente indica iniciar o percurso apresentando fanfics previamente pesquisadas em sites especializados, como fanfics.com.br e fanfiction.com.br, para a turma ler. “Os alunos perceberam não eram histórias originais de seus respectivos cânones. Apenas aí foi introduzido o termo fanfiction”, relata.

O próximo passo foi os alunos pesquisarem fanfics na internet de assuntos do seu gosto. “Propus inicialmente a leitura do cânone “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, bem como uma fanfic baseada nesta obra. Depois, orientei [os alunos] para produzirem uma fanfic sobre um universo que eles fossem fãs”, compartilha

Saíram textos sobre desenhos, filmes hollywoodianos, cantores, atores e youtubers. Os alunos também criaram uma encenação teatral a partir de uma fanfic sobre “Dom Casmurro”. O professor ainda relacionou a produção artística com o termo “fan art” (arte de fã), também associado ao universo das fanfics.

Ao final, todos os textos foram disponibilizados online. “O resultado dessas produções foi apresentado à comunidade em formato virtual, de forma a convidar outros alunos a participarem da construção colaborativa desses textos”, assinala.

Nos chamou a atenção o poder pedagógico da atividade em termos de aprendizagem e envolvimento dos fãs-escritores, que passaram a ler, reler e criar suas histórias com a possibilidade da melhora suas produções”, opina. “Outro ponto positivo são as produções textuais de forma colaborativa e entre pares, não apenas entre o professor e o aluno. Eles socializando os saberes individuais aumentando, assim, o conhecimento de todos”, finaliza.

Veja mais:

Confira 7 dicas para estimular escrita criativa com os alunos

10 dicas para usar a produção de podcasts como recurso educativo

Para dominar escrita, aluno precisa ver sentido no que escreve ou apenas copia da lousa

Crédito da imagem: FG Trade – Getty Images

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Conheça as alterações recentes no Estatuto da Criança e do Adolescente

ECA atualizado é conteúdo cobrado em concursos públicos para professores

Descubra 3 filmes para ensinar Iluminismo na educação básica 

Movimento intelectual abordava os princípios da liberdade política, econômica e religiosa

Como alfabetizar usando poesia?

Professoras apontam seis atividades com poemas para aplicar em sala de aula

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.