A alfabetização demanda da criança operações cognitivas e linguísticas diversificadas. Esse processo, contudo, pode ser estimulante, divertido e realizado por meio de atividades que despertam o interesse para a leitura e escrita. Esse é o objetivo dos planos de aula de língua portuguesa que você confere a seguir.

Em comum, esses planos de aula aproveitam o início da alfabetização para apresentar gêneros textuais presentes nas interações cotidianas, como bilhetes, listas e trava-línguas, e ajudam a criança a começar a conhecer diferentes sons, letras, sinais, símbolos e entonações.

Planos de aula:

A escrita alfabética e a produção de bilhetes

Leitura de símbolos e de signos; a diferenciação de desenhos, números e letras e conhecer o gênero textual bilhete são alguns conteúdos deste plano de aula, que é dividido em três aulas.

Leitura e escrita: trava-línguas

Em quatro aulas de 50 minutos, este plano de aula permite conhecer e entender o gênero textual trava-línguas; escrever e ler; comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons; e relacionar elementos sonoros com sua representação escrita.

Protocolos de leitura e a escrita alfabética da língua portuguesa

A atividade utiliza a fábula “A cigarra e a formiga” para abordar o gênero narrativo. Os objetivos são que os alunos identifiquem outros sinais no texto além das letras; aprendam a diferenciar e relacionar letras maiúsculas e minúsculas e a distinguir pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.

Alfabetização: produzindo uma lista com os combinados da turma

A atividade de escrever uma lista com os combinados da turma permite abordar tópicos importantes do processo de alfabetização, como diferenciar palavras e sinais de pontuação. Além disso, possibilita aos alunos lerem e escreverem coletivamente e a conhecerem um pouco mais do gênero textual lista.

Produção e revisão de textos

Os alunos são apresentados às etapas de produção de um texto e aprendem que escrever também significa revisar o que foi escrito.  A atividade possui 50 minutos e é indicada para o 1º ano do ensino fundamental. Contudo, pode ser retomada no 2º ano ou sempre que necessário.

Veja mais:

Alfabetização: “Não existe melhor método, existe uma criança que aprende”, avalia professora da USP

Usar apenas um método de alfabetização é insuficiente, diz ganhadora do Jabuti 2017

Crédito da imagem: Liderina – iStock

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