A alfabetização demanda da criança operações cognitivas e linguísticas diversificadas. Esse processo, contudo, pode ser estimulante, divertido e realizado por meio de atividades que despertam o interesse para a leitura e escrita. Esse é o objetivo dos planos de aula de língua portuguesa que você confere a seguir.
Em comum, esses planos de aula aproveitam o início da alfabetização para apresentar gêneros textuais presentes nas interações cotidianas, como bilhetes, listas e trava-línguas, e ajudam a criança a começar a conhecer diferentes sons, letras, sinais, símbolos e entonações.
Planos de aula:
Alfabetização inspirada em Paulo Freire: como fazer?
Plano de aula traz caminho de aprendizado que vai do cotidiano do aluno às palavras, baseando-se na metodologia criada por Paulo Freire para a alfabetização de adultos.
A escrita alfabética e a produção de bilhetes
Leitura de símbolos e de signos; a diferenciação de desenhos, números e letras e conhecer o gênero textual bilhete são alguns conteúdos deste plano de aula, que é dividido em três aulas.
Leitura e escrita: trava-línguas
Em quatro aulas de 50 minutos, este plano de aula permite conhecer e entender o gênero textual trava-línguas; escrever e ler; comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons; e relacionar elementos sonoros com sua representação escrita.
Protocolos de leitura e a escrita alfabética da língua portuguesa
A atividade utiliza a fábula “A cigarra e a formiga” para abordar o gênero narrativo. Os objetivos são que os alunos identifiquem outros sinais no texto além das letras; aprendam a diferenciar e relacionar letras maiúsculas e minúsculas e a distinguir pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.
Alfabetização: produzindo uma lista com os combinados da turma
A atividade de escrever uma lista com os combinados da turma permite abordar tópicos importantes do processo de alfabetização, como diferenciar palavras e sinais de pontuação. Além disso, possibilita aos alunos lerem e escreverem coletivamente e a conhecerem um pouco mais do gênero textual lista.
Produção e revisão de textos
Os alunos são apresentados às etapas de produção de um texto e aprendem que escrever também significa revisar o que foi escrito. A atividade possui 50 minutos e é indicada para o 1º ano do ensino fundamental. Contudo, pode ser retomada no 2º ano ou sempre que necessário.
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Crédito da imagem: Liderina – iStock
Atualizado em 01/11/2021, ás 12h33