Os primeiros anos do ensino fundamental são o momento de iniciar a turma nas operações básicas da matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão. Elas são apresentadas de forma gradual e progressiva, do primeiro ao segundo ano. Ao final, os estudantes estarão aptos a desenvolver o pensamento numérico, relacionar quantidade e número, assim como ler e representar graficamente esses conceitos.
Para ajudar o professor na alfabetização matemática dos seus alunos, reunimos cinco planos de aula específicos sobre cada operação, mais uma proposta de atividade que explora o material dourado, elaborado pela educadora italiana Maria Montessori. Confira!
Conceito de adição
O plano de aula é dividido em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira etapa, serão necessários palitos de sorvetes de duas cores diferentes, que podem ser produzidos na disciplina de artes. Na segunda, o professor pode dividir a turma em trios e pedir para os grupos refletirem sobre problemas propostos. O material é voltado para o 1º ano do ensino fundamental, mas pode ser retomado no 2º ano.
Conceito de subtração
O plano de aula tem como objetivo ensinar a subtração como operação oposta à adição. Na primeira etapa, serão necessários dados, tampinhas de garrafa (12 por dupla) e papel sulfite. Após os alunos terem explorado os materiais concretos e feito suas suposições, o professor demonstra na lousa como se monta, de modo horizontal, a operação de subtração.
Conceito de multiplicação
A atividade é dividida em duas etapas. Na primeira, o docente auxiliará os alunos a montarem situações de multiplicação por meio de representação gráfica e de linguagem matemática. Para isso, a turma será dividida em duplas, que receberão 20 palitos de sorvete e papel sulfite. Na segunda parte, na lousa, mostre que é possível entender a multiplicação a partir da soma da quantidade de parcelas de um determinado coeficiente. A sugestão de atividade é para o 2º ano do ensino fundamental, podendo ser retomada durante o 3º ano ou quando necessário.
Conceito de divisão
O objetivo é ajudar os alunos a compreenderem a divisão como partilha. Para desenvolver essa atividade, serão necessários palitos de sorvetes ou qualquer outro material, desde que tenha uma quantidade significativa. Após a exploração com objetos, o professor pode montar as representações da divisão na lousa, completando a explicação.
Explorando o material dourado, de Maria Montessori
Voltado para o 1º ano do ensino fundamental, esse plano de aula utiliza a ferramenta criada pela educadora italiana para desenvolvimento do pensamento numérico. Por meio da sua exploração por parte dos alunos, é possível relacionar quantidade e número, assim como entender ações de agrupamento e inclusão.
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Crédito da imagem: Kikovic – iStock