O Centro de Tecnologia de Recursos Florestais, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), lançou a publicação “Ideias para ensinar plantando: guia de atividades extracurriculares para professores do ensino fundamental e médio”. O objetivo é ajudar a capacitar docentes de diferentes disciplinas sobre atividades ambientais que podem ser desenvolvidas na escola ou em seu entorno.
São 15 propostas que apresentam os benefícios das plantas aos alunos a partir de ferramentas para ações de manuseio do solo, preparo de substratos, plantio por semeadura e a manutenção de hortas, jardins, entre outros.
Segundo a publicação, as práticas são direcionadas a professores de ciências, matemática, português, história, geografia, artes e educação física, ajudando-os a identificar oportunidades de usar as áreas externas da escola para abordar conteúdos específicos. Entre as possibilidades, há exemplos de como docentes de matemática podem ensinar operações de soma, multiplicação, subtração e divisão por meio de uma atividade ao ar livre.
A ideia do material surgiu a partir de um projeto realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Três Pontes, em São Paulo (SP), em 2017. Na ocasião, foram elaboradas oficinas e praticas abordando técnicas de jardinagem e temas relacionados às áreas verdes da comunidade e da área ao redor da escola. Participaram 50 alunos da educação básica e 14 profissionais, entre jardineiros, professores e funcionários.
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Crédito da imagem: publicação “Ideias para ensinar plantando”