Conteúdos

– Multiplicação

Objetivos

– Desenvolver o pensamento numérico
– Relacionar quantidade e número
– Compreender o conceito de multiplicação
– Ler e escrever números

Série/Ano:
2º ano do ensino fundamental
Vale destacar que apesar da sugestão de atividade ser para o 2º ano, esse conteúdo pode ser retomado durante o 3º ano do ensino fundamental, ou quando for necessário.

Previsão para aplicação:
2 aulas (50 minutos/aula)

1ª Etapa: Explorando a multiplicação

Professor(a), nessa etapa você auxiliará os alunos a montarem situações de multiplicação por meio de representação gráfica e de linguagem matemática. Você dividirá a turma em duplas e entregará para cada dupla 20 palitos de sorvete e algumas folhas de papel sulfite. Um dos integrantes da dupla ficará responsável por montar a operação relativa à situação problema que você informará, outro será o escriba, ou seja, representará a operação em linguagem matemática.

Comece perguntando: Se comprei dois envelopes com cinco figurinhas em cada, com quantas figurinhas fiquei? Oriente os alunos a explorarem as possíveis formas de resolver essa situação. Indique a eles que os palitos de sorvete podem ser auxiliares; assim, podem separar os montinhos que representam o envelope e colocar cinco palitinhos para representarem as figurinhas. Na sequência, devem fazer as contas dessa operação. O aluno que estiver com o papel sulfite deve fazer a representação gráfica em linguagem matemática da operação.

Explore outros exemplos e deixe-os se familiarizarem com a situação que está sendo solicitada: Em uma prateleira há três livros, quantos livros há em quatro prateleiras. Oriente-os a desenharem e tentarem se aproximar dos algarismos na representação.

Nesse exemplo dos livros, podemos ter a seguinte representação com os palitos de sorvete:

Na folha de sulfite, a representação em linguagem matemática pode aparecer do seguinte modo:

3 + 3 + 3 + 3 = 12
ou
III + III + III + III = 12

2ª Etapa: Explicando a resolução de uma multiplicação

Nessa segunda etapa, já na lousa de giz, você poderá utilizar novamente todos os exemplos que fez com que os alunos exercitassem a operação em questão. Mostre que, comparando com a adição, é possível entender a multiplicação a partir da soma da quantidade de parcelas de um determinado coeficiente. Assim, quando falamos que em uma prateleira há três livros e questionamos quantos livros há em quatro prateleiras, estamos, na verdade, multiplicando a quantidade de livros que se repete por um número de parcelas que queremos; neste caso, 4 prateleiras.

Nesse exemplo, seriam equivalentes as seguintes formas de montar e operar:

Explique que a forma de se ler é “3 vezes 4” ou “3 adicionado 4 vezes”. Faça esses exercícios em conjunto e questione sempre “quantas vezes tal número se repete”. Monte a operação na lousa e mostre que a multiplicação possibilita um cálculo mais rápido do que a soma. Faça esses exercícios iniciais e promova progressivamente outras atividades para consolidar e efetivar o uso dessas operações.

Materiais Relacionados

Professor(a), a multiplicação é uma das quatro operações fundamentais da aritmética, que é uma forma simples de se adicionar uma quantidade finita de números iguais. O nome que se dá aos valores multiplicados é coeficientes. Ao final da operação aritmética, que tem o sinal x (vezes) como seu indicativo, temos o produto.

Para saber mais a respeito das competências e habilidades desejadas acerca do conhecimento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental, acesse a Base Nacional Comum Curricular.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Multiplicação

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