Conteúdos
– Divisão
Objetivos
– Desenvolver o pensamento numérico
– Relacionar quantidade e número
– Compreender o conceito de divisão
– Ler e escrever números
1ª Etapa: Explorando a divisão como partilha
Professor(a), nessa etapa você auxiliará os alunos a compreenderem a divisão como partilha. A ideia é que você explore com eles a possibilidade de partilharem igualmente uma quantidade para um dado número de alunos. Para desenvolver essa atividade você pode levar palitos de sorvete ou qualquer outro material, desde que tenha uma quantidade significativa. Divida-os em grupos de quatro alunos e estimule-os a fazer exercícios com os palitos. Para cada grupo, pode dar 20 palitos. Dê alguns comandos, como: Vocês têm que dividir igualmente entre os 4 integrantes do grupo os 20 palitos. Quantos palitos cada aluno receberá? Peça aos estudantes que registrem os seus achados. Deixe-os à vontade para registrarem a atividade do modo que se sentirem mais confiantes. Estimule-os a nomearem seus registros.
Na sequência, sugira outras divisões, tais como com 12 palitos, com 16 e com 4. Nesse primeiro momento da aprendizagem, restrinja as atividades às divisões que terão 0 como resto; isso facilitará o entendimento acerca da sua proposta; conforme constatar o entendimento dos alunos, você pode introduzir outras atividades que consistam em ter números diferentes de 0 como resto.
2ª Etapa: Explicando a divisão
Nessa segunda etapa, já na lousa de giz, você poderá utilizar novamente todos os exemplos que fez com que os alunos exercitassem a operação em questão. Peça para explicarem como dividiram/partilharam os palitos, ou seja, quais operações fizeram.
Conforme for, você pode montar as representações na lousa ou pedir para que um aluno as monte. Evidencie que as seguintes formas de montar e operar são equivalentes:
Explique que dividir é uma operação que faz a ação de distribuir igualmente. Mostre também que, se efetuarmos a operação inversa, ou seja, a multiplicação, será possível tirarmos a prova da conta. Logo, quando multiplicamos o resto pela quantidade de vezes que dividimos, devemos obter o valor que foi dividido. Nesse caso: 20 : 4 = 5, logo 5 x 4 = 20.
Após essas primeiras atividades, estimule-os a ampliarem as possibilidades de usos dos palitos, isso pode ser feito mediante a manutenção do valor a ser distribuído (20) e a diminuição ou aumento do número de pessoas a quem será dividido o palito; ou com a modificação da quantidade de palitos (10) a ser distribuído para uma quantidade de pessoas que se queira.
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Professor(a), a divisão é uma das quatro operações fundamentais da aritmética, inversa da multiplicação. O nome que se dá aos valores divididos é coeficientes. Ao final da operação aritmética, que tem como sinal usual dois pontos e uma barra horizontal entre eles ( ), temos o resto.
Para saber mais a respeito das competências e habilidades desejadas acerca do conhecimento matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental, acesse o site da Base Nacional Comum Curricular.