Conteúdos

– Leitura de texto
– Revisão e escrita de texto
– Estratégias de produção de texto

Objetivos

– Compreender o processo de produção de um texto
– Reler e revisar texto escrito e planejar a continuidade
– Desenvolver estratégias de aprimoramento de texto escrito

Série/Ano:
1º ano do ensino fundamental
Vale destacar que apesar da sugestão de atividade ser para o 1º ano, esse conteúdo pode ser retomado durante o 2º ano do ensino fundamental, e sempre que for necessário.

Previsão para aplicação:
1 aula (50 minutos)

1ª Etapa: Aprendendo sobre as etapas de produção de um texto

Professor(a), o que se propõe nesse plano de aula pode perpassar o conjunto das atividades que você venha a desenvolver com seus alunos no que se refere à alfabetização. Pensar a produção de textos em sala de aula é, também, pensar sobre as estratégias de escrita, de reescrita, de aprimoramento e de revisão.

Os textos são produzidos em etapas, que incluem a concepção/contextualização do que será escrito, o planejamento, que exige a adequação do texto ao seu contexto e ao público ao qual se destina, a decisão acerca do conteúdo que deve estar contido no texto e a seleção de elementos que serão incorporados. Além disso, após escrito, o texto também precisa ser relido e revisto quanto à sua escrita para que seja aprimorado naquilo que se faça necessário quanto aos aspectos gráficos e ortográficos.

Todas essas etapas são de extrema importância para a escrita e, mais do que pensar em atividades que incluam apenas a produção de uma redação com temática aleatória, tente organizar suas aulas de modo a contemplar as várias etapas mencionadas anteriormente. Desse modo, tem-se um texto produzido em uma situação comunicativa, e nesse âmbito estão inclusas a recuperação das características da situação de comunicação, a elaboração do tratamento da temática a ser explorada, a planificação do texto, com a organização de sua estrutura, a escrita do texto considerando as normas linguísticas e a revisão do texto considerando-o como um todo.

2ª Etapa: Aprendendo mais sobre a produção de textos

Você pode abordar os procedimentos de planificação, elaboração e revisão durante todas as atividades que incluam a produção de textos. Busque orientar os(as) alunos(as) quanto a essas etapas durante os trabalhos e promova ações no sentido de evidenciar como podemos utilizar essas estratégias ou procedimentos escritores nos textos que foram escritos coletivamente.

Assim, na escrita coletiva de textos, na lousa de giz ou no quadro branco, por exemplo, você pode ensinar os(as) alunos(as) a observarem aquilo que produziram de modo a identificar o que está inadequado do ponto de vista ortográfico, daquilo que se refere à coerência, tais como contradições ou incompletude de ideias, assim como a coesão e seus elementos, como pontuação e marcadores e organizadores textuais.

Naquilo que se refere aos textos produzidos individualmente, o trabalho em duplas pode fornecer situações instigantes e interessantes do ponto de vista da relação autor-leitor. Quando confrontados pelos leitores, os autores conseguem identificar quando foram lacunares ou imprecisos na escrita do texto. Assim, os alunos não somente se auxiliam por meio da troca e do diálogo, como também exploram o texto nas situações comunicativas, de modo que seja lido por um leitor que não é somente o seu autor e o(a) professor(a).

3ª Etapa: Produzir um texto inclui também revisar o texto

Quando focalizando a etapa final da produção de textos, consideramos que um texto não é produzido em uma única aula ou em uma única atividade. As etapas de contextualização e de concepção do texto podem utilizar duas aulas, por exemplo, já que por meio delas é que as necessidades de escrita ou registro das informações serão estabelecidas e sentidas coletivamente. Assim como é possível pensar sobre a planificação, a elaboração e a escrita propriamente dita, que também podem utilizar uma ou duas aulas.

Como consequência, a revisão do texto é realizada depois que uma primeira versão do texto é produzida. Nesse caso, a análise ocorre considerando o texto inteiro para o que são analisados elementos que se referem à coerência e à coesão, à correção gramatical e à adequação ao contexto de produção de maneira global e não parcial.

Desse modo, professor(a), organize as atividades e as etapas de revisão dos textos para que elas ocorram em um momento diferente e necessariamente posterior ao momento da produção do texto. Com isso, os estudantes autores do texto conseguem ter certo distanciamento do texto, para o qual retornam, e que releem, revisam e refazem. Assim, organize as aulas que contarão com a produção de textos para que elas contemplem atividades que incentivem o desenvolvimento de habilidades de aprimoramento do texto escrito.

Materiais Relacionados

1) Para saber mais, consulte os conteúdos específicos acerca da Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (2018).

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Produção e revisão de textos

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