Uma educação não sexista engloba práticas e abordagens educacionais que eliminem estereótipos de gênero e promovam a igualdade entre meninos e meninas nas escolas. Ela reconhece que alunos e alunas possuem interesses e potenciais diversos, independente de seu gênero. Assim, supera os tradicionais papéis e expectativas atribuídos a homens e mulheres e desafia preconceitos.

A educação não sexista também busca incorporar conteúdos curriculares que reflitam a diversidade de experiências e perspectivas de gênero, abordando temas como: igualdade de direitos, contribuições femininas ao longo da história, linguagem inclusiva e desconstrução de normas e práticas discriminatórias que ocorrem no interior do próprio ambiente escolar. Dessa forma, cria um espaço inclusivo e equitativo, que proporciona as mesmas oportunidades de aprendizado, desenvolvimento e participação para meninos e meninas. 

Essa abordagem da educação ainda está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número cinco, que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas em diversas esferas sociais, incluindo a educação. 

Abaixo, você confere nove links que podem auxiliar os professores a melhor compreender o conceito de educação não sexista e formas de praticá-lo na escola.

Reportagem — 17 intervenções simples na escola para promover a igualdade de gênero (Instituto Claro)

A escola não está livre de reproduzir desigualdades de gênero. A partir de uma formação no Colégio Estadual Tomaz Édson de Andrade, em Maringá (PR), a professora da pós-graduação em educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Eliane Maio, e um coletivo de educadores refletiram sobre intervenções para promover a igualdade de gênero na educação básica. A lista inclui 17 possibilidades de transformações no ambiente escolar.  

Manual para uso não sexista da linguagem (Governo do RS)

O objetivo do manual é ajudar professores e outros servidores públicos a eliminar o uso de uma linguagem sexista e discriminatória na oralidade e documentos, promovendo equidade de gênero. Ele aborda como a linguagem pode contribuir para a discriminação contra as mulheres, exemplificando manifestações de sexismo e androcentrismo na língua, como o uso do masculino como genérico. Na sequência, oferece alternativas de substituições de palavras e termos. 

Reportagem — Como quebrar preconceitos contra mulheres nas aulas de educação física (Instituto Claro)

A matéria enfoca como ocorre o sexismo nas aulas de educação física, resultando na exclusão das meninas de atividades. Além disso, o artigo relata como o machismo também afeta as professoras dessa disciplina, sendo frequentemente preteridas nas atribuições de aulas para o ensino médio em favor de colegas do gênero masculino, e indicadas para atividades recreativas nas escolas.

Notícia — ONU Mulheres lança currículo e planos de aula para discutir gênero nas escolas (Instituto Claro)

“O Valente não é Violento” é um currículo lançado pela ONU Mulheres para fomentar a igualdade de gênero. Ele oferece aos professores seis planos de aula com as seguintes abordagens: sexo, gênero e poder; violências e suas interfaces; estereótipos de gênero e esportes; estereótipos de gênero, raça/etnia e mídia; estereótipos de gênero, carreiras e profissões: diferenças e desigualdades; vulnerabilidades e prevenção.

Cartilha — Igualdade também se aprende na escola: por uma educação não sexista, antirracista e não homofóbica (Gestos)

Apresenta experiências de formações para professores e alunos de escolas municipais do Recife (PE) sobre educação não sexista promovidas pela ONG Gestos — Soropositividade, Comunicação e Gênero. Os relatos bordam os desconfortos que ocorrem no ambiente escolar ao se provocar reflexões sobre gênero, padrões de comportamentos atribuídos a homens e mulheres, machismo, racismo, autonomia feminina sobre o seu corpo e LGBTQIAP+fobias. 

Cartilha — Por uma educação não sexista (Casa da Mulher Trabalhadora)

O documento apresenta tópicos como desconstrução do uso de cores vinculados a gêneros específicos; reavaliação dos conceitos do que é ser homem e mulher atualmente; mulheres importantes na história do Brasil; conquistas femininas importantes; preconceitos sobre orientação sexual e identidade de gênero. 

Cartilha — Sugestões para se combater sexismo nas escolas (Governo MS)

O material traz uma lista de práticas escolares a serem evitadas por promoverem desigualdade de gênero. Além disso, explica os conceitos de estereótipo, preconceito, equidade e gênero. 

Artigo — Educação não sexista, uma luta urgente e atual! (Observatório da Sociedade Civil)

As mestras em educação Amanda Mendonça e Julia Zanetti abordam a igualdade de gênero na educação, destacando como as diferenças entre homens e mulheres são frequentemente atribuídas ao sexo, perpetuando desigualdades e estereótipos. A escola, por sua vez, reproduz esses vieses em suas práticas, reforçando uma visão hierarquizada e excludente entre o feminino e o masculino. 

Vídeo — Projeto promove atividades com diálogo para alunos desconstruírem machismo

O projeto Okara, criado pelo educador físico Leonardo Oshiro, visa desconstruir padrões de masculinidade que contribuem para comportamentos machistas e violência contra as mulheres. Desde 2017, o projeto oferece atividades gratuitas para alunos de escolas públicas e organizações sem fins lucrativos na região metropolitana de São Paulo, buscando auxiliar os jovens a repensar a ideia de masculinidade e resgatar valores como autenticidade, compaixão, confiança, individualidade e responsabilidade. 

Veja mais: 

Atividades lúdicas e espaço exclusivo na escola ajudam a aproximar meninas das ciências

Língua portuguesa: atividades ajudam estudantes a identificar estereótipos de gênero nas propagandas

Língua portuguesa: respeito à pessoa LGBTI+ pode ser trabalhado por meio de filmes e produção de crônica

Para estimular respeito entre alunos, escola realiza ações contra homofobia

Acolhidos por alunos, professores trans relatam discriminação por colegas

Talvez Você Também Goste

Notícias

Gestão da sala de aula: 5 livros para entender o assunto

Conheça estratégias e práticas que ajudam o professor a criar um ambiente favorável à aprendizagem

há 7 dias
Notícias

Veja 6 vídeos sobre didática para melhorar o processo de ensino

Conteúdos permitem aperfeiçoar a prática docente e tornar a aprendizagem mais acessível e significativa

há 1 semana
Notícias

Conheça 6 livros que ajudam a descomplicar a Teoria da Evolução

Obras explicam conceitos de forma simples e com evidências científicas, servindo de apoio para o trabalho em sala de aula

há 4 semanas
Notícias

A psicologia do bullying: 6 links para se aprofundar no tema

Materiais mostram como diferentes correntes analisam o fenômeno e a relação entre agressores e vítimas

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.