A escuta ativa é uma habilidade de comunicação que requer prestar atenção de forma consciente, concentrada e demonstrando interesse genuíno ao que outra pessoa está dizendo. O ouvinte se envolve ativamente na conversa, buscando acolher e interpretar não apenas as palavras, mas também gestos, expressões faciais e o tom de voz de quem fala.

Para exercer uma escuta ativa, é necessário colocar em prática técnicas como: fazer perguntas que demonstre interesse no que está sendo dito; repetir as ideias principais do falante com outras palavras para confirmar a compreensão do assunto; utilizar contato visual e expressões faciais para transmitir interesse e, por fim, evitar julgamentos ou interromper quem fala. 

No ambiente escolar, essa habilidade pode ajudar a melhorar a comunicação, a empatia, a resolução de conflitos e a promover um ambiente mais participativo e cooperativo, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma gestão democrática.

A seguir, conheça cinco links que explicam e ajudam a aplicar a escuta ativa na escola.

Live — Escuta ativa na escola: como acolher estudantes, famílias e o corpo docente (Geekie, 2021)

Palestra com a docente do curso de práticas socioemocionais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) Bete P. Rodrigues. Ela explica que escutar antes de julgar ajuda a entender motivações, frustrações e sentimentos, resultando em melhor acolhimento de estudantes, famílias e também dos demais membros da comunidade escolar. Além disso, essa habilidade de comunicação promove diálogos assertivos e auxilia na proposição de soluções. 

Post — Escuta ativa de jovens: como desenvolver na escola?

O texto contextualiza as mudanças biológicas, sociais e psicológicas que se manifestam a partir dos 12 anos e, na sequência, indica ações que ajudam os educadores a melhor entenderem e acolherem quem está vivendo a adolescência. 

Vídeo — Palestra “Empatia e escuta ativa” com Claudio Thebas (Programa Semente, 2022) 

Fundador do Laboratório de Escuta e Convivência (LEC) e autor do livro “O Palhaço e o Psicanalista”, Thebas compartilha a relação entre empatia e escuta ativa em um programa de formação de professores. 

Artigo — Lugar de escuta: uma proposta metodológica para a mediação de conflito, Daniel Péricles Arruda e Ricardo Flores Vidal (2020)

O artigo enfatiza a importância da escuta atenta para que o mediador de conflitos compreenda as questões em disputa expressas e veladas. Abordagem que permite aos envolvidos no conflito refletirem e tomarem suas próprias decisões. 

Relato de prática — Escuta ativa: instrumento de protagonismo estudantil a favor da gestão escolar democrática, de Leonice Barbosa Bergamin (2022).

O texto descreve as ações de escuta ativa desenvolvidas na EEEFM Sobradinho, em Boa Esperança (ES), após uma reunião da gestão com representantes de turma. Nela, os alunos foram ouvidos em relação a diversos segmentos da escola: atendimento da secretaria, dos coordenadores, limpeza e higiene dos espaços, alimentação, gestão da escola, cuidados físicos e sala de aula. A partir da escuta ativa, foram realizadas intervenções físicas, com melhorias nos banheiros, assentamento de bancos e espaços de convivência na escola, pintura e aquisição de jogos recreativos. Além disso, o movimento também resultou em ações de assistência social, como o mutirão da cidadania com emissão de documentos pessoais dos alunos.

Veja mais:

Christian Dunker e Cláudio Thebas falam sobre a importância da escuta no ambiente escolar

Escuta e diálogo são formas de enfrentar violência extrema em escolas

“Escutar e não impor ideias aproxima professor da comunidade”, recomenda ganhador do Global Teacher Prize2020

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 3 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.