Leonardo Valle

Se você já se viu diante de um formulário, cartaz ou documento informativo impossível de compreender, saiba que não está sozinho. O uso de um discurso burocrático, principalmente em comunicações do governo, é comum em diversos países. Tal problema motivou a criação do movimento internacional chamado Linguagem Simples (“Plain Language”, traduzido do inglês), que pede que documentos oficiais sejam de fácil entendimento para a população.

“Há muitas formas de exclusão e uma delas é a social, causada pela linguagem. Se há uma informação que garantiria um direito e ela está escrita de forma difícil, o cidadão não a entenderá e isso causará prejuízos”, justifica a jornalista e fundadora da Comunica Simples, Heloísa Fischer. Ela é autora do livro “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”.

Confira mais sobre o tema e como deve ser um documento escrito em linguagem simples na entrevista com a pesquisadora:

O que é a Linguagem Simples?

Heloísa Fischer: Um movimento social presente em muitos países pelo direito de entender as informações que orientam o cotidiano, divulgadas tanto pelo governo quanto por instituições privadas. Também é uma técnica de redação focada em evitar elementos complexos e que dificultem a leitura pela população. Ou seja, combater essa linguagem jurídica, burocratizada, com jargões técnicos, que aparece em diversos documentos oficiais e que a sociedade tende a considerar natural.

Por que documentos simplificados são importantes para a cidadania?

Fischer: Há muitas formas de exclusão e uma delas é a social, causada pela linguagem. Se há uma informação que garantiria um direito e ela está escrita de forma difícil, o cidadão não a entenderá e isso causará prejuízos. Em contrapartida, se o texto for fácil de ler, de compreender e permitir colocar as orientações trazidas em prática, essa pessoa acessará um direito com facilidade. O impacto social é grande, se pensarmos que cada documento ou site simplificado fará com que a informação chegue a milhares de pessoas corretamente. Além disso, a linguagem simples também facilita o trabalho da organização ao reduzir a necessidade de esclarecer dúvidas e ao agilizar processos.

Como surgiu o movimento no exterior?

Fischer: Já havia normativos para facilitar a linguagem do setor público de Nova York na década de 40.  Mas a expressão “Plain English” (inglês simples) foi consagrada por movimentos sociais no final dos anos 1970. O Reino Unido possuía formulários de seguros sociais de difícil compreensão, o que fez com que Chrissie Maher elaborasse um jornal para explicá-los. Como ela havia sido alfabetizada adulta, tinha empatia por quem não conseguia entender informações. Seu trabalho culminou em um movimento social chamado “Plain English Campaign” (Campanha Inglesa Simples) que fez o governo revisar, extinguir e simplificar milhares de documentos. Outros países viram nascer movimentos sociais semelhantes, com impactos em políticas públicas, como nos Estados Unidos, Suécia ou Canadá. Mais recentemente, o uso da linguagem simples pelo setor público vem crescendo em países latino-americanos como Colômbia, Chile e Argentina.

Para Heloísa Fischer, documento fácil de ler e de compreender facilita o acesso aos direitos (crédito: Leonardo Aversa)

 

Como você descobriu a linguagem simples?

Fischer: Durante as Olimpíadas de 2016, o Rio de Janeiro mudou completamente a mobilidade urbana. Linhas de ônibus receberam outros nomes e números, tiveram seus trajetos alterados ou foram extintas. Havia um cartaz da prefeitura informando as mudanças no meu ponto e eu fiquei mais de 10 minutos tentando entendê-lo, sem sucesso. Tanto que peguei o ônibus errado. Quis reclamar sobre aquilo e meu marido comentou do movimento “Plain English Campaign”, da Inglaterra, que era justamente sobre esse assunto. Fui pesquisá-lo e me assustou o fato dele ser presente em inúmeros países e, no Brasil, onde utilizamos uma linguagem burocrática, ser pouco discutido.

Quais são as características dos documentos oficiais em termos de linguagem?

Fischer: Esses informativos tendem a serem escritos com frases longas, em ordem indireta, usando palavras desconhecidas ou técnicas, com muita voz passiva e nominalizações. Além disso, a maioria dos documentos de instituições públicas e governamentais têm o objetivo de informar sobre uma tarefa que o cidadão deve realizar. Para isso, é necessário seguir uma sequência de procedimentos. O que acontece é que tais documentos geralmente não trazem as atividades na ordem que os procedimentos devem ser realizados, o que também confunde.

Como deve ser um documento escrito em linguagem simples?

Fischer: Deve possuir frases curtas, preferencialmente com até 20 palavras. As sentenças devem estar em ordem direta, com informações técnicas traduzidas e utilizando palavras que não sejam abstratas. As palavras também devem ser conhecidas pelo leitor. Por exemplo, durante a pandemia do coronavírus, muitos não entendiam termos como “assintomático” e “imunossuprimido”. Dessa forma, desconheciam se estavam inseridos nessas categorias. Outro ponto é que as informações mais importantes devem vir no começo do texto e as menos importantes nos parágrafos seguintes. O leitor de internet, por exemplo, lê em formato de “F”. Ou seja, lê às primeiras linhas e depois “escaneia” o restante do texto buscando por palavras-chaves. Por fim, se o documento estiver informando uma tarefa ao cidadão, os passos que a tarefa exige devem estar na ordem de realização.

O que explica o uso de linguagem complexa nos documentos oficiais que estão online?

Fischer: Eram documentos analógicos que foram simplesmente transpostos para o meio digital. Deveriam ser reescritos para a leitura na internet, que tende a ser mais rápida e realizada em telas pequenas, como a do celular.

Como o cidadão pode comunicar que não entendeu um documento?

Fischer: Diversos sites governamentais, após disponibilizarem uma informação, oferecem na sua interface as opções “gostei” e “não gostei”. Esse recurso ajudará o governo a entender se aquela informação foi ou não útil ao cidadão. É importante clicar na opção “não gostei” porque esse dado será considerado pelas autoridades públicas.

Veja mais:
Explicar economia na linguagem do jovem ajuda a reduzir endividamento dessa população
Cartilha traduz Estatuto do Idoso para linguagem simples
Publicação explica Estatuto da Pessoa com Deficiência em linguagem acessível
Cartilha adapta, para público infantil, documento da ONU sobre direitos da criança e meio ambiente

Crédito da imagem principal: Leonardo Aversa

Talvez Você Também Goste

Laqueadura e vasectomia pelo SUS preservam direito de quem não quer ter filhos

Lei reduziu idade mínima e retirou obrigatoriedade de aval do cônjuge para realizar procedimentos

13 dúvidas sobre os direitos do trabalhador que pediu demissão

Advogados esclarecem mitos e verdades desse modelo de rescisão contratual

Perfil na internet busca combater etarismo ao publicar roupas usadas por idosos no dia a dia

Estilo Vovô captura looks criados pela terceira idade que também são tendências entre jovens

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.