Fabi Grossi é uma jovem que teve fotos íntimas espalhadas pela web propositalmente por seu ex-namorado. Por meio do bate-papo do Messenger, ela narra a sua história a outros adolescentes, responde às perguntas, pede orientações e apresenta, na prática, formas de se prevenir e denunciar situações semelhantes.
Fabi é uma personagem fictícia criada pelo Projeto Caretas, uma parceria do Unicef e da empresa Sherpas. A iniciativa tem como objetivo informar adolescentes e jovens sobre os riscos de se compartilhar imagens pessoais na internet, e como denunciar crimes virtuais. Para criá-la, o Unicef utilizou uma tecnologia de inteligência artificial chamada bot, que possibilita a interação com usuários, via chat, tal qual uma pessoa.
Para narrar a sua história, Fabi lança mão de textos, fotos, vídeos, emoticons e mensagens de áudio. A narrativa é contada e chega ao final em aproximadamente 48 horas. O projeto foi testado com 7,4 mil adolescentes de todo o país entre junho e novembro de 2017. Os resultados iniciais revelaram que foram trocadas mais 1,6 milhão de mensagens com Fabi e mais de 40% dos adolescentes chegaram ao final da história.
Para conhecer a história de Fabi Grossi e interagir com a personagem, basta acessar seu perfil no Facebook.