Se por um lado a internet trouxe às crianças e jovens benefícios relacionados à educação e entretenimento, por outro, a web conta com riscos que incluem conteúdos indevidos, desinformação, influenciadores irresponsáveis, cyberbullying e exposição excessiva. Por serem de outras gerações, pais e responsáveis podem se sentir perdidos na hora de orientar seus filhos sobre responsabilidade e segurança em um mundo digital.

Para ajudar a formar adultos sobre a vida na internet, de modo que eles consigam ser bons tutores para os mais novos, o Comitê Gestor da Internet (CGI.br) lançou, por meio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o curso online “Filhos Conectados”.

A iniciativa é gratuita, pode ser realizada a qualquer momento, e conta com uma grade de temas diversificada. Ao longo das aulas, serão abordados tempo adequado de uso da internet; características, danos e prevenção de bullying e cyberbullying; como evitar vazamento de nudes; reputação digital; responsabilidade por postagens e compartilhamentos indevidos; desafios violentos; exposição excessiva online; riscos e perigos na web; youtubers menores de idade; como evitar acesso a conteúdo indevido pelas crianças; softwares de controle parental, entre outros.

Aproximadamente 89% da população entre 9 a 17 anos é usuária de internet no Brasil, segundo dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019. O levantamento anual do Nic.br apontou 24,3 milhões de crianças e adolescentes conectados.

Veja mais:
Site orienta jovens sobre como usar o Instagram de forma mais saudável
Compartilhar imagens de violência na internet pode ser positivo?
Evitar clicar em conteúdos que exploram negativamente pessoas e grupos melhora cultura da internet

Crédito da imagem: fizkes – iStock

Deixe um comentário

Por favor, faça Login para comentar

Talvez Você Também Goste

Notícias

Cartilha ensina como se prevenir de 15 golpes recorrentes na internet

Crimes costumam usar mensagens imediatistas associadas a benefícios, explica publicação da Polícia Civil do RS

há 7 meses
Notícias

Desmatamento pode vir associado com expansão de rodovias, alerta relatório internacional

WWF aponta soja, pecuária e extração madeireira como causas do problema no Brasil

há 2 semanas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.