Se por um lado a internet trouxe às crianças e jovens benefícios relacionados à educação e entretenimento, por outro, a web conta com riscos que incluem conteúdos indevidos, desinformação, influenciadores irresponsáveis, cyberbullying e exposição excessiva. Por serem de outras gerações, pais e responsáveis podem se sentir perdidos na hora de orientar seus filhos sobre responsabilidade e segurança em um mundo digital.

Para ajudar a formar adultos sobre a vida na internet, de modo que eles consigam ser bons tutores para os mais novos, o Comitê Gestor da Internet (CGI.br) lançou, por meio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o curso online “Filhos Conectados”.

A iniciativa é gratuita, pode ser realizada a qualquer momento, e conta com uma grade de temas diversificada. Ao longo das aulas, serão abordados tempo adequado de uso da internet; características, danos e prevenção de bullying e cyberbullying; como evitar vazamento de nudes; reputação digital; responsabilidade por postagens e compartilhamentos indevidos; desafios violentos; exposição excessiva online; riscos e perigos na web; youtubers menores de idade; como evitar acesso a conteúdo indevido pelas crianças; softwares de controle parental, entre outros.

Aproximadamente 89% da população entre 9 a 17 anos é usuária de internet no Brasil, segundo dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019. O levantamento anual do Nic.br apontou 24,3 milhões de crianças e adolescentes conectados.

Veja mais:
Site orienta jovens sobre como usar o Instagram de forma mais saudável
Compartilhar imagens de violência na internet pode ser positivo?
Evitar clicar em conteúdos que exploram negativamente pessoas e grupos melhora cultura da internet

Crédito da imagem: fizkes – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Cartilha ensina como se prevenir de 15 golpes recorrentes na internet

Crimes costumam usar mensagens imediatistas associadas a benefícios, explica publicação da Polícia Civil do RS

há 4 anos
Notícias

Especial étnico-racial reúne expressões que debatem racismo e preconceito

Especialistas explicam em vídeos no Instagram sete verbetes que integram dicionário recém-lançado

há 4 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.