“Bilhete premiado”, “auxílio emergencial” e “clonagem do WhatsApp” são golpes usados na internet que se tornaram recorrentes durante o período de pandemia do novo coronavírus (covid-19), aponta a Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Para ensinar a população a se prevenir das 15 armadilhas virtuais mais populares no país, a instituição elaborou uma cartilha online de acesso gratuito.
O guia “Cuidado com os golpes na internet” explica detalhadamente os crimes e como fazer para que os estelionatários não tenham acesso a dados importantes das vítimas. Além disso, traz dicas simples, como desconfiar de links enviados por WhatsApp que pedem números de documentos pessoais; anúncios de produtos com preço abaixo do encontrado no mercado e a associação de benefícios com mensagens imediatistas, como “acesso somente nas próximas horas”, “último dia para o saque” e “o benefício se encerra hoje”.
Contra o problema, soluções são habilitar a dupla verificação no WhatsApp, usar antivírus no computador e pesquisar a reputação da empresa com a qual se deseja fazer negócios. Caso o golpe seja efetivado, a indicação é procurar a Polícia Civil para boletim de ocorrência ou ligar para o Disque Denúncia 197.
Veja mais:
Publicação ensina como proceder em caso de Whatsapp clonado ou Instagram hackeado
Cartilha online orienta idosos contra fraudes financeiras
Publicação esclarece dúvidas sobre direitos do consumidor durante a pandemia do coronavírus
Crédito da imagem: reprodução guia “Cuidado com os golpes na internet”