Leonardo Valle
Idosos são mais vulneráveis a golpes e fraudes envolvendo empréstimos, que chegam por meio de telemarketing, e-mails, mensagens de celular e envolvem bancos e instituições financeiras.
O Procon de São Paulo registrou, apenas no primeiro semestre de 2018, 712 casos envolvendo consignados. Já no Ceará, dados da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) apontam que 80% das denuncias realizadas em 2016 envolviam fraudes financeiras contra a pessoa idosa.
Para fazer frente ao problema, o Instituto Defesa Coletiva lança a cartilha “Crédito Consciente aos Idosos”. O material reúne informações sobre a importância do uso consciente do crédito, como buscar proteção em caso de dificuldades com as agências bancárias, as armadilhas do ‘crédito fácil’ e do crédito consignado e como agir em caso de superendividamento. O material está disponível gratuitamente e possui linguagem fácil e acessível.
Para completar, a publicação também reúne as principais instituições presentes nas capitais brasileiras que auxiliam os idosos, a lista inclui a Promotoria dos Idosos; Conselhos Municipal, Estadual e Nacional do Idoso; entre outros.
Com Estado de Minas
Veja mais:
Cartilha traduz Estatuto do Idoso para linguagem simples
Cartilha online informa sobre direitos do idoso
Quatro municípios brasileiros recebem certificado de comunidades amigáveis à pessoa idosa
Crédito da imagem: reprodução cartilha “Crédito Consciente aos Idosos”