O Greenpeace lançou no dia 18 de julho uma série de três vídeos apresentados pela atriz e produtora brasileira Alice Braga sobre o sistema da agricultura industrial. Com o título “Contagem regressiva para a destruição”, a série tem como objetivo mostrar a conexão entre a comida que chega à nossa mesa, a crise climática e a destruição de florestas e ecossistemas em todo o planeta. Além disso, traz sugestões de como as pessoas podem mudar essa história.
“A agricultura e a pecuária são responsáveis por mais de 80% do desmatamento no mundo. E essas áreas desmatadas são essenciais para manter nosso clima equilibrado, evitando grandes secas, enchentes e deslizamentos de terra”, destaca Braga em um dos episódios.
“Não estamos falando apenas de florestas, mas prados, áreas úmidas estão sendo rapidamente transformados em enormes zonas de monocultura e pastagem”, complementa.
Um dos focos da série é a produção de carnes e laticínios. “Muitas carnes foram criadas em áreas desmatadas ou alimentadas com soja cultivadas em áreas desmatadas”, lembra a atriz.
Confira os três episódios:
Episódio 1 – Você sabe de onde vem a sua comida?
https://youtu.be/AELP19ocg38?list=PLgypAGt9KjpAPT1jneZKS9aw4LagwBjn6
Episódio 2 – Dá para mudar um sistema quebrado?
Episódio 3 – Construindo o novo normal
Veja mais:
Vídeo esclarece fake news que opõem preservação de florestas à produção de alimentos.
Desmatamento zero e rotação do gado ajudam pecuária a reduzir impactos ambientais.
Legado de Chico Mendes, reservas extrativistas ajudaram a frear desmatamento da Amazônia
Pesquisa aponta que pegada de carbono da carne bovina é reduzida quando não há desmatamento