Leonardo Valle
O Observatório do Clima lançou o vídeo “Fatos Florestais: caem mitos que opõem produção à conservação no Brasil”. A iniciativa busca esclarecer conteúdos disseminados em notícias falsas sobre uso e ocupação do solo no país. São apresentados dados que mostram que o Brasil pode simultaneamente conservar suas florestas e manter sua produção competitiva no mercado – pontos que geralmente são colocados de forma antagônicas em discussões sobre o tema.
Para isso, o vídeo cruza informações de duas grandes bases públicas de informações: o projeto MapBiomas e o Atlas da Agropecuária Brasileira. Com linguagem didática, o vídeo é apresentado em formato de conversa entre o engenheiro ambiental Tasso Azevedo e a atriz Camila Pitanga. São respondidas questões como: “O Brasil é o país que mais conserva florestas?” e “O país possui pouca área para produção de alimentos?”.
O filme é uma parceria entre o Observatório do Clima, a Produtora Imaginária e o cineasta Fernando Meirelles, da O2 Filmes. Entre as outras fontes de dados utilizadas para a composição das informações estão o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Global Forest Watch e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Veja mais:
Legado de Chico Mendes, reservas extrativistas ajudaram a frear desmatamento da Amazônia
Desmatamento zero e rotação do gado ajudam pecuária a reduzir impactos ambientais
Fernando Meirelles respira novos ares ao dedicar-se às causas ecológicas