Leonardo Valle

Somente 25% da superfície terrestre está livre de impactos substanciais causados pela atividade humana. Contudo, a previsão é que o índice deve atingir os 10% até 2050, de acordo com a Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (Ipbes).

“Apenas algumas regiões nos polos, desertos e as partes mais inacessíveis das florestas tropicais permanecem intactas”, destaca o pesquisador sul-africano Robert Scholes. Ele é um dos coordenadores do relatório sobre degradação e restauração de terras degradadas divulgado pela Ipbes.

Pode ser definido como degradação o processo que leva um ecossistema terrestre ou aquático a sofrer um declínio persistente das funções ecossistêmicas e da biodiversidade. “É quando uma determinada região tem sua capacidade de sustentar a vida – humana ou não – persistentemente reduzida”, acrescenta.

Ainda segundo o relatório da Ipbes, até o ano de 2014, mais de 1,5 bilhão de hectares de ecossistemas naturais foram convertidos em áreas agrícolas. Plantações e pastagens cobrem, atualmente, mais de um terço da superfície do planeta. Por fim, o texto alerta que processos mais recentes de desmatamento estão ocorrendo nas regiões do globo mais ricas em biodiversidade.

Agronegócio e consumo são vilões

A expansão não sustentável de áreas dedicadas à agricultura e à pecuária é apontada no relatório como uma das principais causas do problema – que tende a se agravar com a demanda crescente por comida e biocombustíveis. Segundo os autores, o uso de pesticidas e fertilizantes deve dobrar até 2050.

O estilo de vida de alto consumo dos países desenvolvidos – bem como o consumo crescente observado nos países em desenvolvimento – também contribui para o processo de degradação ambiental.

Para os autores do texto, o combate ao problema deve incluir a adoção de uma dieta mais sustentável, com menos produtos de origem animal e maior preocupação com os métodos usados na produção dos alimentos e demais produtos consumidos.

Com Agência Fapesp.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Greenpeace lança vídeos que explicam o que está por trás da produção de alimentos

Série com Alice Braga esclarece como evitar que agricultura e pecuária destruam ecossistemas

há 4 anos
Notícias

Especial étnico-racial reúne expressões que debatem racismo e preconceito

Especialistas explicam em vídeos no Instagram sete verbetes que integram dicionário recém-lançado

há 7 meses
Notícias

Especial Cidadania e Eleições: tire suas dúvidas e prepare-se para votar de maneira consciente

Vídeo, reportagem, podcasts e plano de aula trazem conceitos fundamentais da democracia

há 2 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.