Filmes, novelas e séries podem ser uma ferramenta interessante para ajudar as pessoas a identificarem atos de violência doméstica. E quanto mais pessoas souberem identificar essas agressões, maiores são as chances de denúncias. Para aproximar esses referências da população, a F.biz criou para o Instituto Maria da Penha uma plataforma de streaming gratuita chamada “180Play”.
A iniciativa pode ser acessada de qualquer dispositivo conectado à internet e utiliza cenas de inúmeras obras para exemplificar todas as formas de violência doméstica previstas na lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006). Os trechos tratam dos tipos de violência mais comuns: física, psicológica, patrimonial e sexual.
Segundo a ONU Mulheres, apesar de saberem da existência da lei, 68% das pessoas do gênero feminino alegam conhecê-la pouco e 11% delas afirmam não conhecer nada.
Após acessar as informações sobre o assunto, a usuária também pode realizar denúncias dentro do próprio ambiente do site. Após pressionar um botão, é possível ligar para o número 180.
Com Onu Mulheres
Veja mais:
Mulher que sofre violência não deve esperar situações críticas para procurar apoio
Síndicos podem ajudar a combater violência doméstica contra a mulher em condomínios
Publicação online sugere formas de dialogar com homens sobre violência contra a mulher
Cartilha para ser compartilhada em redes sociais orienta sobre violência contra a mulher