O Colégio Estadual Hebe Camargo, em Guaratiba (RJ), onde é desenvolvido o Dupla Escola, recebeu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no dia 13 de outubro. O evento visou mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país e abre espaço para os projetos das comunidades escolares. Este ano, o tema escolhido para nortear a SNCT foi “Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

Nos meses de agosto e setembro, os alunos e professores puderam inscrever projetos na Semana e desenvolvê-los. A apresentação para a comunidade escolar se deu no dia do evento no colégio, em que os alunos puderam ter uma troca maior e compartilhar resultados.

Crédito: Divulgação

O professor Renato Silva Baptista Cabral, que ensina cabeamento estruturado e infraestrutura de telecomunicações, destacou a importância desta SNCT depois de dois anos sem o evento por conta da pandemia de covid-19. “Além do desenvolvimento específico de cada projeto, os alunos tiveram oportunidade de participar de diversas atividades culturais, como música e dança,  que auxiliam na sua formação humana integral”, avalia. “Fiquei muito satisfeito com o resultado, a orientação de cada projeto foi abraçada pelos alunos que entenderam o objetivo e a importância das atividades”.

Crédito: Divulgação

Trabalho em equipe

Os alunos também puderam aprender sobre trabalho em equipe. “No começo fiquei meio nervosa de trabalhar com pessoas que eu não conhecia. Mas acabei me acostumando e consegui dar o meu melhor. Dei suporte a outros projetos e ao meu grupo da infra. Aprendi a ter mais paciência com as pessoas e a trabalhar melhor com pessoas desconhecidas”, conta a estudante Beatriz Pereira Paula, da turma 1002.

A preparação da escola para o evento foi elogiada pelos participantes. “Fiquei muito feliz de ver o empenho dos comitês. Os resultados foram muito além das expectativas. A escola estava muito linda e bem decorada”, relata Luan Lessa de Carvalho Oliveira, aluno da turma 2003. Ele participou da equipe responsável pelo projeto “Estação Repetidora de Telecomunicações Sustentável”, que propunha uma estação com 100% de energia renovável. “Era uma solução pensando mais no meio ambiente. Ficamos orgulhosos com o feedback dado por nossos visitantes durante a apresentação”, avalia.

Crédito: Divulgação

O professor Paulo Sérgio Farias, do Clube de Robótica, salienta que os alunos puderam se sentir parte dessa história de ciência e tecnologia brasileira abordada como tema da SNCT. “Os estudantes perceberam que fazem parte da comunidade científica brasileira, por meio de seus projetos e invenções e se apropriaram legitimamente do seu lugar de fala”, analisa.

Crédito: Divulgação

Veja mais:

Palestras informam jovens do Dupla Escola sobre mercado de trabalho, tecnologia e cuidados com a saúde 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Alunos do Dupla Escola visitam o Rio Open 2024

Instituto Claro levou os jovens para conhecer a infraestrutura montada para o evento

há 2 meses
Notícias

“Os professores foram essenciais na minha vida”, afirma Winner Happy

Ex-aluno do Dupla Escola palestrou na Assembleia da ONU sobre trabalho remoto e empoderamento jovem

há 6 meses
Notícias

Encontro do programa Dupla Escola promove diálogo sobre empregabilidade

Bate-papo reuniu estudantes e familiares para discutir as expectativas para o mercado de trabalho

há 11 meses
Notícias

Instituto Claro leva jovens do Dupla Escola ao Rio Open

Alunos conheceram infraestrutura do evento e participaram do stand Claro

há 1 ano

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.