O Colégio Estadual Hebe Camargo, em Guaratiba (RJ), onde é desenvolvido o Dupla Escola, recebeu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no dia 13 de outubro. O evento visou mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país e abre espaço para os projetos das comunidades escolares. Este ano, o tema escolhido para nortear a SNCT foi “Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.
Nos meses de agosto e setembro, os alunos e professores puderam inscrever projetos na Semana e desenvolvê-los. A apresentação para a comunidade escolar se deu no dia do evento no colégio, em que os alunos puderam ter uma troca maior e compartilhar resultados.
O professor Renato Silva Baptista Cabral, que ensina cabeamento estruturado e infraestrutura de telecomunicações, destacou a importância desta SNCT depois de dois anos sem o evento por conta da pandemia de covid-19. “Além do desenvolvimento específico de cada projeto, os alunos tiveram oportunidade de participar de diversas atividades culturais, como música e dança, que auxiliam na sua formação humana integral”, avalia. “Fiquei muito satisfeito com o resultado, a orientação de cada projeto foi abraçada pelos alunos que entenderam o objetivo e a importância das atividades”.
Trabalho em equipe
Os alunos também puderam aprender sobre trabalho em equipe. “No começo fiquei meio nervosa de trabalhar com pessoas que eu não conhecia. Mas acabei me acostumando e consegui dar o meu melhor. Dei suporte a outros projetos e ao meu grupo da infra. Aprendi a ter mais paciência com as pessoas e a trabalhar melhor com pessoas desconhecidas”, conta a estudante Beatriz Pereira Paula, da turma 1002.
A preparação da escola para o evento foi elogiada pelos participantes. “Fiquei muito feliz de ver o empenho dos comitês. Os resultados foram muito além das expectativas. A escola estava muito linda e bem decorada”, relata Luan Lessa de Carvalho Oliveira, aluno da turma 2003. Ele participou da equipe responsável pelo projeto “Estação Repetidora de Telecomunicações Sustentável”, que propunha uma estação com 100% de energia renovável. “Era uma solução pensando mais no meio ambiente. Ficamos orgulhosos com o feedback dado por nossos visitantes durante a apresentação”, avalia.
O professor Paulo Sérgio Farias, do Clube de Robótica, salienta que os alunos puderam se sentir parte dessa história de ciência e tecnologia brasileira abordada como tema da SNCT. “Os estudantes perceberam que fazem parte da comunidade científica brasileira, por meio de seus projetos e invenções e se apropriaram legitimamente do seu lugar de fala”, analisa.
Veja mais: