O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e traz oportunidades para os alunos refletirem sobre o uso e preservação desse recurso natural, que é finito.
“Trabalhar a data pode fortalecer o papel dos jovens nas questões ambientais relacionadas aos recursos hídricos. Crianças e adolescentes têm o poder de influenciar gerações anteriores, como pais e avós, na adoção de práticas mais sustentáveis”, defende a professora do Instituto de Pesquisas Hidráulicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Maria Cristina de Almeida Silva.
O que discutir?
Para Silva, cinco principais temas podem ser abordados com alunos de diferentes idades no Dia Mundial da Água, focando em como esse recurso impacta suas vidas.
“Primeiro, é a presença da água no dia a dia, tanto na forma visível, que sai da torneira, quanto invisível, presente nos alimentos e a utilizada na fabricação de insumos. Assim, abrange-se o abastecimento público e o uso na agricultura e na indústria”, orienta.
Trabalhe os hábitos que desperdiçam água, em seguida a disponibilidade de água em nível local (cidade e estado da escola) e global. “Isso ressalta os desafios e desigualdades no acesso à água”, pontua a docente.
Como quarto tema, Silva recomenda discutir com as turmas saneamento básico. “Ou seja, a poluição e contaminação da água e seus efeitos”.
Por fim, vale abordar fatos recorrentes no cotidiano, como enchentes, inundações e estiagens. “Analise, em conjunto, causas e consequências”.
A seguir, conheça quatro atividades que podem ser realizadas com alunos no Dia Mundial da Água.
1) Mutirão de limpeza em praias e áreas de lagos e mananciais.
Por meio dessa iniciativa, os alunos podem compreender a gestão de resíduos sólidos nos municípios, desde sua geração e descarte até a destinação final.
“Isso possibilita identificar as principais deficiências desse ciclo e os impactos que podem ocorrer caso a gestão seja inadequada, além da responsabilidade coletiva e individual em relação aos resíduos”, pondera Silvia.
A atividade pode ser transformada em um jogo, para engajar as crianças. Porém, ela deve ocorrer em trechos seguros, supervisionada por adultos, com uso de luvas e orientação para que os estudantes não toquem em materiais suspeitos, como vidros e seringas.
2) Visita a estações de tratamento de esgoto.
A atividade ajuda a mostrar a complexidade de um sistema de esgoto sanitário em uma cidade, assim como a sua importância para a preservação dos mananciais.
“O professor pode destacar que, se o esgoto que chega à estação não receber o tratamento adequado, a água contaminada será despejada diretamente nos mananciais que abastecem os municípios. Assim, quanto menor o investimento no tratamento de esgoto, maior será o custo para o tratamento da água destinada ao consumo humano, tendo em vista que doenças podem ser transmitidas pela água contaminada”, descreve Silva.
3) Levar os alunos para conhecer uma nascente.
Segundo Silvia, é importante que o roteiro da visita não se limite apenas à nascente, mas que inclua o acompanhamento do manancial ao longo de seu curso, até sua foz. Essa abordagem permitirá que os alunos compreendam melhor as fontes de poluição e seus impactos ambientais.
“Durante sua trajetória, o manancial pode receber diferentes tipos de contribuições, como águas pluviais, esgotos sanitários e efluentes industriais. Geralmente, os efeitos dessas interferências são visíveis, permitindo que os alunos observem, na prática, a degradação ambiental”, acrescenta.
Ao final, a professora indica uma roda de conversa para discutir ações para mitigar a poluição em rios.
4) Análise da música Planeta Água, de Guilherme Arantes
Atividade realizada com alunos do sexto ano do Colégio Estadual Alto da Glória, em Palmas (PR), pela professora Francis Mara Dalla Côrte Bert. Após a apresentação da música, os alunos discutiram em grupo o que mais gostaram na canção e a percepção da importância da água para o mundo e para a vida despertada pela obra. Na sequência, identificaram atitudes de desperdício e foram convidados a representar o verso favorito da canção em forma de desenho.
Veja mais:
Plano de aula – Música ‘Quede água’ e a escassez hídrica
Plano de aula – Aquíferos brasileiros e a importância das águas subterrâneas
Plano de aula – Fontes e tipos de contaminação das águas subterrâneas
Confira 9 atividades para trabalhar o Dia da Árvore
Crédito da imagem: swissmediavision – Getty Images