Conteúdos
Neste plano de aula, sugere-se a construção coletiva de um mapa mental (ou mapa conceitual) com os alunos, sobre a distribuição de água no planeta. Após este momento, devem ser trabalhados os conceitos de água potável, água mineral e água tratada, além da distribuição de água potável no Brasil e no mundo, prosseguindo para um questionário simples de interpretação do mapa. Finalize abordando o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 – água potável e saneamento básico – e proponha aos alunos que criem um projeto para que o município/região em que moram, ou o Brasil, alcance uma das 17 metas estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Objetivos
- Relembrar a distribuição de água doce, salgada e aquíferos no mundo;
- Compreender o que é água potável;
- Conhecer o sistema de tratamento de água;
- Diferenciar água potável, água mineral e água tratada; e
- Relacionar o desenvolvimento de doenças devido ao consumo de água contaminada/não potável.
Conteúdos / Objetos do conhecimento:
- Planeta água – distribuição da água na Terra;
- O que é água potável e as suas principais fontes;
- Distribuição de água potável no Brasil e no mundo; e
- ODS 6: água potável e saneamento
Palavras-chave:
Biologia. Geografia. Água potável.
Previsão para aplicação:
3 aulas (45 min/aula).
A sugestão é que você faça uma primeira conversa com a turma, a fim de identificar se os alunos lembram como está distribuída a água no planeta Terra.
Utilize imagens como estratégia, para que os alunos possam relembrar. Peça que eles realizem registros no caderno. Após esse momento inicial, os alunos devem aprender o que é água potável e como ela está distribuída no Brasil e no mundo, além de compreender a importância do acesso da população à água potável, relacionando a falta de água potável à ocorrência de doenças (febre tifoide, disenteria, poliomielite etc.).
1ª Etapa: Planeta água – distribuição da água na Terra
Inicie esta etapa apresentando aos alunos uma imagem do planeta Terra:
Imagem disponível em: Planet Earth Free Stock Photo – Public Domain Pictures.
Acesso em: 14 de junho de 2024.
Pergunte, então, aos alunos: “Por que a Terra é conhecida como planeta água?”. Espera-se que eles respondam que é devido ao fato de a maior porção do planeta ser composta por água.
Para compreender melhor o domínio sobre o tema, questione: “A maior porção de água apresenta-se como água doce ou salgada?”. Espera-se que os alunos respondam água salgada.
Feito esse levantamento prévio de conceitos básicos, construa junto com a turma um mapa conceitual sobre a distribuição de água no planeta. Para isso, você pode utilizar ferramentas como Canva ou CMAP.
Aqui ficam sugestões de algumas informações relevantes, para serem adicionadas ao mapa conceitual:
- a maior parcela da superfície da Terra é constituída por água;
- 96,5% da nossa água é salgada (oceanos);
- menos de 4% é água doce – sendo 70% do total de água doce concentrada nas geleiras, apenas 30% do total de água doce concentra-se em aquíferos, rios e lagos e apenas parte dela está disponível para consumo.
Após a construção coletiva do mapa conceitual sobre a distribuição de água na Terra, os alunos devem estar prontos para adentrar o tema principal: água potável.
2ª Etapa: O que é e quais são as fontes de água potável?
Para dar sequência à sensibilização inicial, questione aos alunos: “O que é água potável?”. Os alunos podem trazer respostas diversas, sendo esperado que alguns alunos confundam água mineral com água potável, dentre tantas outras respostas que podem surgir.
Como sugestão, indico que coloque o conceito de água potável na lousa (texto abaixo, destacado em negrito) e peça que os alunos anotem em seus cadernos:
A água potável pode ser definida como a água que apresenta as condições físicas, químicas, microbiológicas e radioativas ideais para o consumo humano, não oferecendo nenhum risco à saúde humana. Essas condições são predeterminadas por meio de parâmetros estabelecidos pela legislação de cada um dos países. No Brasil, a água potável é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Liste e explique, ainda, as principais fontes de água potável, sendo: rios, lagos e lagoas e aquíferos.
Importante explicar aos alunos que existem diferentes tipos de água:
- água potável – toda água própria para o consumo humano, dentro dos padrões estabelecidos por cada país;
- água mineral – toda água obtida a partir de fontes naturais superficiais ou subterrâneas e de fontes artificiais, que apresenta compostos minerais em níveis iguais ou superiores aos da água comum. No Brasil, existe o Código de Águas Minerais (Decreto-lei n° 7.841, de 8 de Agosto de 1945), que estabelece que as águas minerais têm efeitos medicamentosos, devido à sua composição.
- água tratada – toda água que passou por algum tipo de limpeza e purificação.
Após falar sobre os tipos de águas que existem, é essencial relembrar os alunos sobre a importância da água potável para o bom funcionamento do nosso organismo e os seus benefícios para a saúde.
Após esse momento, conte uma história curta aos alunos (segue sugestão):
Rafael tinha 13 anos e adorava ir pescar com seu avô José. Em um sábado ensolarado, o avô José convidou Rafael para pescar no riacho que passava pelo seu sítio. Após algumas horas, Rafael sentiu muita sede, mas já havia acabado a água que levaram em um cantil. Vendo aquela água cristalina do riacho, Rafael resolveu beber e matar sua sede. Quando o avô José viu que Rafael estava bebendo água do riacho, ficou muito preocupado, pois sabia que aquela água passava por lugares em que havia despejo de esgoto. Resolveram ir embora, pois já estava tarde e não havia mais água para consumirem. Na manhã de domingo, Rafael teve muita dor de barriga e diarreia.
Questione: Por que Rafael passou mal? Será que aquela água cristalina era potável?
Espera-se que os alunos respondam que não, que ela estava contaminada. Aproveite o ensejo para explicar aos alunos que nem toda água que parece ser potável de fato é, pois pode haver agentes biológicos que não acarretam alteração da cor da água e que podem nos causar doenças e sintomas como febre e diarreia. Por isso é tão importante que toda água que chegue em nossas residências passe por um processo de tratamento, assim podemos consumir água de maneira segura. Para compreender melhor o processo de tratamento da água antes de chegar a nossas torneiras, sugiro que os alunos assistam ao vídeo “Como é feito o tratamento de água – Manual do mundo” (acesso em: 14 de junho de 2024).
3ª Etapa: Distribuição de água potável no Brasil e no mundo
Para os alunos compreenderem a quantidade de pessoas que têm acesso à água potável no Brasil, iremos trabalhar com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades.
Inicie a aula mostrando o mapa que indica o índice de atendimento total de água potável no Brasil:
Imagem disponível em: https://www.gov.br/cidades/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/saneamento/snis/painel/ab.
Acesso em: 14 de junho de 2024.
Peça que, em duplas e observando o mapa apresentado, os alunos respondam às seguintes questões:
- Qual o total da população brasileira que é atendida com água potável?
- Qual a região que apresenta menor índice de abastecimento com água potável? E qual a região com maior índice?
- A região com menor índice de abastecimento com água potável corresponde a uma região pobre em recursos hídricos?
- Compare a região com menor índice de abastecimento e a região com maior índice de abastecimento de água potável. Comente sobre os índices populacionais x recursos hídricos x índice de abastecimento.
Após mostrar os índices do Brasil, pode-se trabalhar os índices mundiais de acesso à água potável, de acordo com o relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Safely managed drinking water (Água potável gerida com segurança, em tradução literal), publicado em 2017. Para melhor compreensão, utilizaremos imagens do relatório.
Faça a análise do mapa abaixo, sobre o acesso à água ao redor do globo terrestre, mostrando aos alunos que a região da África subsaariana é aquela em que a população tem menor índice de acesso à água potável para consumo e que outras regiões – alguns locais da Ásia, por exemplo – também não têm abastecimento de água adequado à saúde.
Imagens disponíveis em: https://data.unicef.org/resources/safely-managed-drinking-water/.
Acesso em: 14 de junho de 2024.
Após a análise e a interpretação do mapa, questione aos alunos sobre a falta de acesso à água potável da região da África subsaariana, relacionando a disponibilidade hídrica e a infraestrutura para o abastecimento adequado.
Sugiro que, neste momento, você peça aos alunos que pesquisem sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco no ODS 6 – água potável e saneamento. Após essa pesquisa, promova uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar as informações.
4ª Etapa: ODS 6 – Água potável e saneamento básico
Para finalizar o tema, sugiro que se proponha aos alunos a criação de um projeto para que o município/região em que moram, ou o Brasil, alcance uma das metas propostas pelo ODS 6. Professor, crie um ambiente que estimule a criatividade, conversando com os alunos sobre as diversas possibilidades para que a água potável e segura chegue a todos, inclusive tratando das doenças que acometem a população quando não há acesso à água tratada – cite: cólera, disenteria, febre tifoide e poliomielite; comente, ainda, sobre a escassez hídrica que algumas regiões do Brasil e do mundo podem sofrer/sofrem e sugira que, a partir desse ponto, os alunos pesquisem quais seriam as possíveis soluções, sendo essa última uma questão obrigatória que deve constar nos projetos desenvolvidos por eles.
Estipule um prazo para que eles pesquisem, criem o projeto e desenvolvam a apresentação. Marque a data em que os alunos farão a apresentação, ao final, e faça uma votação do melhor projeto, visando atingir metas do ODS 6 e minimizar as consequências da escassez hídrica que já estamos enfrentando em algumas regiões.
Plano de aula elaborado pela Professora Larissa B Gallo Astolfi.
Coordenação Pedagógica: Professora Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes
Crédito da imagem: hadynyah – Getty Images
Materiais Relacionados
- Como é feito o tratamento de água – Manual do Mundo. Disponível em: Como é feito o TRATAMENTO DE ÁGUA #Boravê com Mari Fulfaro 🔵Manual do Mundo – YouTube.
- Futuro da água depende de diversificação de fontes e da redução de perdas.
Disponível em: Futuro da água depende de diversificação de fontes e da redução de perdas (fapesp.br). - Safely Managed Drinking Water – UNICEF.
Disponível em: Safely Managed Drinking Water – Joint Monitoring Programme (JMP) report – UNICEF DATA. - Saneamento Básico: abastecimento de água potável.
Disponível em: Saneamento Básico: abastecimento de água potável (lacogeoo.blogspot.com). - ODS#6: Água limpa e Saneamento
Disponível em: ODS #6: Água limpa e saneamento • IBGE Explica – YouTube.