Os impactos da pandemia do novo coronavírus (covid-19) na educação estão sendo analisados em tempo real por pesquisadores graças à popularização das transmissões ao vivo, conhecidas como lives. A ferramenta, disponibilizada por redes sociais como Facebook e Instagram, permite que grupos de pesquisas da área e de diversos locais do país dialoguem sobre desafios do presente e do futuro, além de compartilharem seus pontos de vistas com o público em geral.

Para aprofundar o debate sobre alguns temas decorrentes do período de isolamento social – como o direito à educação, práticas e o futuro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – confira cinco transmissões gravadas e disponíveis gratuitamente na internet. Em comum, elas reúnem pesquisadores do campo de diferentes universidades públicas do país. 

Direito à educação de crianças e adolescentes no contexto de pandemia
A live da Campanha Nacional pelo Direito à Educação discutiu temas como as aulas virtuais, acesso e qualidade do ensino e o posicionamento do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Ministério da Educação (MEC) sobre o cumprimento do calendário escolar.

A mesa foi composta pela advogada e membro do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-CE), Marina Araújo; a representante da Comissão Especial dos Direitos de Crianças e Adolescentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Keywilla Venceslau; o professor do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Idevaldo Bodiao; e pela professora e secretaria de Educação do Ceará, Eliana Nunes.

Educação em roda de conversas: fazeres e reconfigurações no contexto atual
O círculo de cultura, de Paulo Freire, é uma ideia de espaço para reflexão entre pessoas, que possibilita articular teoria e prática relacionadas ao campo. Essa ferramenta é um dos objetos de estudo do projeto de extensão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Roda de Conversas – Cotidiano e Escola.

Para discutir o tema dentro do contexto atual, o grupo articulou um bate-papo com a coordenadora do projeto, Andrea Fernandes; e a professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Edméa Santos. A medição é do pró-reitor de graduação da UERJ, Lincoln Tavares Silva.

Enem em tempos de pandemia
O futuro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é discutido pela professora do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Hustana Maria Vargas, e pela doutoranda do programa de educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Greyssy Kelly Araujo de Souza. Ela é autora da tese “Caminhos para a universidade: Expectativas de estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas da Bahia e Rio de Janeiro”.

Como a pandemia do covid coloca em risco a educação brasileira
A professora de matemática da rede municipal e ativista do segmento, Rose Cipriano, e o professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Carlos Freitas, são os convidados dessa live. Eles discutem o direito de acesso e permanência na escola e os possíveis problemas que podem ser enfrentados após a abertura.

Ciência, trabalho, educação e a pandemia do covid 19: lições a aprender
O Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LTIC), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) trouxe seus  professores da área,  Rafael Bastos e Gaudencio Frigotto para a transmissão. “A ciência é produzida pelos seres humanos em sociedade. E se na sociedade os interesses forem conflitantes e antagônicos, ela padece”, aponta Frigotto.

Veja mais:
Podcasts do Instituto Tomie Ohtake discutem educação em tempos de pandemia
Toda aula digital pode ser chamada de educação a distância?
Computar atividades a distância como letivas acentuaria desigualdade entre estudantes, apontam especialistas
Trabalho docente no isolamento: professores compartilham experiências

Crédito da imagem: reprodução “Educação em roda de conversas: fazeres e reconfigurações no contexto atual”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Pesquisa indica estudantes propensos à evasão escolar e abandono do Enem pós-quarentena

Levantamento do Conjuve mostra jovens sem renda e emocionalmente abalados durante pandemia

há 4 anos
Notícias

Educação especial e inclusiva no contexto da pandemia é tema de guia

Publicação reúne recomendações internacionais, orientações do poder público e o que diz a legislação brasileira

há 4 anos
Notícias

Site reúne depoimentos de professores, estudantes e pais sobre educação na pandemia

Iniciativa da Campanha pelo Direito à Educação ouve comunidades escolares sobre desafios vivenciados

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.