Nove visões diferentes sobre a crise do ensino provocada pelo surto do novo coronavírus (covid-19) são compartilhadas no e-book gratuito “A escola na pandemia”, idealizado pela Unisinos. Os textos são assinados por educadores e pesquisadores da área de tecnologia e inovação, além de pais de alunos da educação básica.
A publicação inicia trazendo um panorama global e local da pandemia com a diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da Fundação Getulio Vargas, Claudia Costin. São apresentados textos relacionados à perspectiva das escolas, envolvendo o olhar de gestão, dos professores e dos pais. A mestra em gestão educacional, Monica Timm, descreve os desafios da gestão das escolas e da sala de aula, e o pesquisador e autor Caio Dib relata sua interação com professores espalhados pelo país.
Na sequência, o autor do livro “O papai é pop”, Marcos Piangers, compartilha sua experiência como responsável de uma menina de 15 anos, e o diretor do Instituto de Inovação na Educação da Unisinos, Gustavo Mini, aborda o tema família e desigualdades sociais. Por sua vez, o criador do curso de inglês “Você aprende agora”, Felipe Dib, destaca a importância do ensino e aprendizagem de idiomas.
Os últimos três capítulos são dedicados à pesquisa e ao ensino superior. “Nossa ideia é a partir destas reflexões convidarmos todos a um debate aberto e amplo sobre o tema educação”, resume a publicação.
Veja mais:
Pandemia na educação: confira 5 vídeos que analisam os impactos do contexto atual
Guia reúne experiências internacionais e recomendações para volta às aulas pós-pandemia
Famílias podem ser responsabilizadas pelo retorno das crianças às aulas presenciais?
Crédito da imagem: reprodução e-book “A escola na pandemia”