Os principais desafios da educação especial são o foco do sétimo guia elaborado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação no contexto da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A publicação aborda uma perspectiva inclusiva e conta com a participação de organizações especializadas na temática, como Escola de Gente, Mais Diferenças e o COLETIVXS.
O guia ainda apresenta aos leitores as recomendações internacionais dessa área educacional, o que diz a legislação no Brasil e orientações do poder público e escolas. Além disso, reúne orientações, manuais e documentos oficiais para consulta sobre o tema no período de isolamento social.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% da população vive com alguma deficiência no mundo. Isso significa uma em cada sete pessoas. A importância da inclusão é tema do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4: “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”.
Confira os outros materiais da Campanha:
Guia 1 – Educação e Proteção de crianças e adolescentes – Para comunidade escolar, famílias e profissionais da proteção da criança e do adolescente
Guia 2 – Educação e Proteção de crianças e adolescentes – Para tomadores de decisão do poder público
Guia 3 – Educação a Distância
Guia 4 – Boas práticas em Proteção
Guia 5 – Alimentação Escolar
Guia 6 – Comunidade Escolar
Guiazinho da Campanha (direcionado às crianças)
Veja mais:
Curso EAD gratuito explica aspectos da inclusão escolar para educadores
Livro online gratuito analisa práticas de educação inclusiva no Brasil
Com legislação vaga, atuação de professor que apoia aluno com deficiência em aula varia por rede
Retorno de alunos com deficiência às escolas especializadas é retrocesso, avalia psicopedagoga
Crédito da imagem: reprodução guia “Educação especial na perspectiva inclusiva”