Apresentar as principais discussões sobre a educação inclusiva, incluindo a disciplina de educação física. Esse é o objetivo do curso gratuito de educação a distância Portas Abertas para a Inclusão, dividido em sete partes independentes e com 40 horas de duração total. A iniciativa é do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Fundação FC Barcelona.

“Os módulos tratam desde aspectos gerais (história do movimento político, legislação educacional e legislação da educação especial no Brasil) até os específicos, como a ressignificação da prática de educação física para contemplar todos os estudantes, com e sem deficiência”, explica o coordenador de formação do IRM, Luiz Conceição.

Outros pontos importantes abordados são: acessibilidade, desenho universal para aprendizagem, estratégicas pedagógicas e interdisciplinaridade. “Do ponto de vista dos valores, pretendemos mudar a visão dos docentes para uma perspectiva inclusiva, ou seja, considerar o outro dentro da construção dos seus planos de aula e de suas relações pessoais e profissionais”, acrescenta.

Os conteúdos são independentes e cada participante pode decidir em que ordem abordá-los e quanto tempo se dedicará para concluí-los, com exceção do módulo “Projetos”, que deve ser, obrigatoriamente, o último.

“Pretendemos, com esse curso, que os educadores ampliem seu repertório com novas práticas e mudem sua visão em relação aos alunos, para que todos participem de suas atividades”, completa Conceição.

Crédito das imagens: Leonne Sá Fortes e Pat Albuquerque

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

“Séries violentas como Round 6 precisam ter mediação de adulto”, alerta ONG

Acesso livre a conteúdos nas plataformas de streaming é desafio para pais e professores

há 3 dias
Notícias

Biblioteca virtual ganha acervo de 688 livros gratuitos

Obras são catalogadas por séries escolares da educação infantil ao ensino fundamental

há 2 semanas
Notícias

6 links para entender a dislexia e pensar em intervenções pedagógicas

Curso, vídeos e e-books gratuitos destacam como interagir com aluno disléxico

há 2 semanas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.