Apresentar as principais discussões sobre a educação inclusiva, incluindo a disciplina de educação física. Esse é o objetivo do curso gratuito de educação a distância Portas Abertas para a Inclusão, dividido em sete partes independentes e com 40 horas de duração total. A iniciativa é do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Fundação FC Barcelona.
“Os módulos tratam desde aspectos gerais (história do movimento político, legislação educacional e legislação da educação especial no Brasil) até os específicos, como a ressignificação da prática de educação física para contemplar todos os estudantes, com e sem deficiência”, explica o coordenador de formação do IRM, Luiz Conceição.
Outros pontos importantes abordados são: acessibilidade, desenho universal para aprendizagem, estratégicas pedagógicas e interdisciplinaridade. “Do ponto de vista dos valores, pretendemos mudar a visão dos docentes para uma perspectiva inclusiva, ou seja, considerar o outro dentro da construção dos seus planos de aula e de suas relações pessoais e profissionais”, acrescenta.
Os conteúdos são independentes e cada participante pode decidir em que ordem abordá-los e quanto tempo se dedicará para concluí-los, com exceção do módulo “Projetos”, que deve ser, obrigatoriamente, o último.
“Pretendemos, com esse curso, que os educadores ampliem seu repertório com novas práticas e mudem sua visão em relação aos alunos, para que todos participem de suas atividades”, completa Conceição.
Crédito das imagens: Leonne Sá Fortes e Pat Albuquerque