Doutor e mestre em linguística pela Universidade de Brasília (UnB), José Ribamar Lopes Batista Júnior estudou, durante seis anos, práticas de educação inclusiva. Sua tese e dissertação foram transformadas, em 2016, no livro Pesquisas em Educação Inclusiva: questões teóricas e metodológicas, agora disponível gratuitamente online.
“O texto foi reestruturado em linguagem acessível, de modo que todo professor, pedagogo e demais profissionais de educação entendam como funciona o processo de inclusão no Brasil”, descreve Júnior. “Como a inclusão ainda é um processo relativamente recente, por mais que existam bastantes leis, ainda há uma carência de materiais sobre o tema, especialmente gratuitos”, aponta.
Entre os assuntos presentes nas 300 páginas de conteúdo, estão os processos educativos que envolvem temáticas como: atendimento educacional especializado, inclusão da pessoa surda na escola regular e sala de recursos multifuncionais. A obra também reúne e analisa práticas de inclusão em três capitais: Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).
“Os professores poderão observar como estão as iniciativas em lugares diversos do Brasil e refletir sobre as suas próprias práticas, observando se aquilo que faz em sala de aula efetivamente contribui para a inclusão e empoderamento da pessoa com deficiência”, destaca. “O livro não traz materiais, mas relatos, descrições e análises de práticas. Isso ajuda no processo de reflexão dentro da inclusão”, garante.
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