Artigos acadêmicos sobre a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares e relatos de professores da rede estadual do Mato Grosso do Sul que trabalham com o tema foram reunidos no e-book “Diálogos em Educação Especial – Volume II”.
O material é uma produção do Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista (Ceame/TEA), ligado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial do estado. O foco da obra é, em especial, os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Alfabetização, adequação de recursos para alunos do ensino fundamental e o uso de tecnologias no processo de inclusão são alguns dos assuntos tratados nos capítulos do caderno.
“Além de apresentar alguns materiais de suporte teórico para respaldar os educadores e demais interessados, a publicação também conta com relatos que retratam o TEA por outro prisma, a vivência com o transtorno descrita pelos olhos do próprio estudante, professores e família”, explica a secretária de educação do Mato Grosso Sul, Maria Cecilia Amendola da Motta, na apresentação da obra. “Ainda pouco se dialoga com os sujeitos que testemunham diariamente o processo de inclusão”, complementa.