A deficiência intelectual (DI), diagnosticada entre diversos tipos de transtornos, reúne variados déficits funcionais. Ela pode ser leve, moderada, grave ou profunda, influenciando na capacidade cognitiva, na comunicação, na socialização e no desempenho em atividades acadêmicas que exijam planejamento e criatividade.

A DI ocorre, aproximadamente, em uma a cada 100 pessoas, que geralmente apresentam outra condição médica, como paralisia cerebral e epilepsia; síndrome genética, como a síndrome de Down; ou algum transtorno do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e da Hiperatividade (TDAH).

A seguir, conheça 6 links que reúnem materiais para ajudar o professor a identificar e entender a condição, assim como desenvolver estratégias de ensino para os alunos que integram este grupo.

Dissertação – Processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual
A dissertação da pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Neiva Terezinha da Rosa, analisou o processo de apropriação de leitura e escrita em alunos com deficiência intelectual (DI) e com deficiência múltipla (DM) de uma escola de educação básica especial. Os dados revelam que os estudantes com DI se desenvolvem e aprendem de forma diferenciada, superando a visão de incapacidade em relação ao aprendizado.

Cartilha – “Aprendizagens de A a Z – Deficiências Intelectuais”
Conteúdo produzido por pedagogos e psicólogos, com o apoio do Núcleo de Investigação da Impulsividade e da Atenção (NITIDA), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A publicação apresenta, em linguagem simples, a definição de aprendizagem, seus transtornos específicos, a relação entre neurodesenvolvimento e o conceito de inteligência e, por fim, explicações sobre o ensino de crianças com DI.

Estratégias de ensino – Aprendizagem para a pessoa com deficiência intelectual de 12 a 18 anos
O material foi elaborado pela pesquisadora Maria Teresa Almeida Cerqueira e pelo orientador Milton Carlos Mariotti, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para o Programa de Desenvolvimento Educacional, da Secretaria da Educação do Paraná. Há sugestões de estratégias de ensino e aprendizagem, de atividades diárias práticas e de bibliografia para apoiar o educador. Segundo os autores, as recomendações podem ser adaptadas para diversas realidades.

Vídeo – Ensino e aprendizagem de alunos com deficiência Intelectual
A professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Maria Amelia Almeida, debate e responde dúvidas de internautas sobre a aprendizagem de estudantes com DI. A iniciativa faz parte de um ciclo de palestras online sobre educação especial da instituição de ensino.

Vídeo – 5 sinais de deficiência intelectual
Programa do canal do YouTube “NeuroSaber”, idealizado pelo neuropediatra formado pela Santa Casa de São Paulo, Clay Brites, e pela psicopedagoga da área de educação especial, Luciana Brites. A dupla apresenta as principais evidências que podem ajudar pais e professores a identificarem se a criança apresenta deficiência intelectual.

Dissertação – Crianças com deficiência intelectual: a aprendizagem e a inclusão
Trabalho apresentado no Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo pela pesquisadora Samantha Tédde. O estudo compara o aprendizado de crianças com e sem deficiência intelectual leve, identificando as dificuldades para a inclusão desses alunos no ensino regular. Segundo a autora, os maiores impedimentos são capacitação de professores, falta de parcerias com profissionais especializados e grande número de estudantes em sala de aula.

Crédito da imagem: Nadezhda1906 – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros sobre o método ABA no ensino de crianças com autismo

Análise do Comportamento Aplicada utiliza reforço positivo e propostas individualizadas

há 5 meses
Notícias

Web rádio gratuita oferece material de apoio para pais e professores da educação infantil

Ciranda da criança reúne canções sobre cores, higiene, números e cantigas de roda

há 6 anos
Notícias

Livro gratuito ensina a transformar o espaço escolar para possibilitar aprendizado com a natureza

Publicação indica experiências de escolas que abriram áreas para as crianças brincarem

há 6 anos
Notícias

Professor e projeto pedagógico são estratégicos para que tecnologia leve à aprendizagem

Estudo aponta ganhos para aprendizagem dinâmica, participativa e colaborativa

há 7 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.