Cinco estudos de caso de alunos com deficiência matriculados em escolas públicas regulares são contados no e-book “Educação Inclusiva na Prática”. A obra ainda reúne uma experiência vivida em escola particular, história e principais conceitos da educação voltada à inclusão. O download do arquivo é gratuito na versão Epub e PDF.
Organizado pelo Instituto Rodrigo Mendes, Editora Moderna e Fundação Santillana, a obra parte de histórias reais para apresentar o contexto, problema vivido e modo como tal desafio foi enfrentado em cinco esferas diferentes: políticas públicas, gestão escolar, estratégias pedagógicas, famílias e parcerias.
Ao final dos relatos, é possível encontrar “notas de ensino”: sínteses de aspectos considerados relevantes pelos autores e que podem inspirar outros projetos educacionais voltados à educação inclusiva em diferentes realidades do Brasil.
A publicação possui dois prefácios, assinados pelo professor da Universidade de Harvard Fernando M. Reimers e pelo docente da Universidade de São Paulo (USP), Lino de Macedo.
Veja mais:
Curso online gratuito aborda histórico, políticas e práticas da educação especial
Retorno de alunos com deficiência às escolas especializadas é retrocesso, avalia psicopedagoga
Com legislação vaga, atuação de professor que apoia aluno com deficiência em aula varia por rede
Professora defende conhecimento básico em Libras para escola inclusiva
Crédito da imagem: jittawit.21 – iStock