Estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) notaram algumas das dificuldades dos alunos surdos da educação básica durante os estágios supervisionados. A lista incluía inexistência de recursos, despreparo de professores e falta de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na sala de aula.
A experiência fez o grupo desenvolver o material didático “Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano”, que está disponível gratuitamente online. O objetivo principal é criar sinais para os termos de ciências que não existem em Libras, para melhorar o ensino e a aprendizagem desta população.
O material é direcionado tanto para estudantes com deficiência auditiva como profissionais da educação. “Muitas vezes o intérprete tenta recorrer aos recursos visuais, como as imagens do livro didático, mas não obtém sucesso, dificultando mais ainda a aprendizagem do aluno surdo”, justifica a colaboradora Liana Maria Menezes Galeno, no prefácio.
É considerada surdez a perda parcial ou total da audição, causada pela má-formação ou lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo. “A pessoa surda, é aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais”, acrescenta a publicação.
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Crédito da imagem: reprodução Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano