O grupo de mídias digitais da Pró-Reitoria de graduação da Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou um curso online para o aprendizado da língua brasileira de sinais, a Libras. O acesso é gratuito e não há necessidade de cadastro para utilizar o material, contudo, a formação não fornece certificado.
A iniciativa é composta por videoaulas, materiais didáticos, atividades práticas e uma websérie voltada para ajudar professores a utilizarem a Libras em seu cotidiano profissional. O objetivo é difundir conhecimentos sobre a educação de surdos e a cultura surda. O conteúdo é coordenado pelos professores do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Felipe Venâncio Barbosa e Janice Gonçalves.
A série para a web conta a história de um aluno surdo de 15 anos, que, por questões familiares, muda-se para uma escola sem as devidas adaptações para recebê-lo. Neste ambiente, desenvolvem-se relações de amizade e namoro, além dos impasses entre ele e a instituição de ensino despreparada.
A Libras é uma língua reconhecida como meio legal de comunicação pela Lei 10.436 de 2002. “É a partir dela que os profissionais da pedagogia, fonoaudiologia e das licenciaturas tem a garantia do contato com o ensino da Libras em sua formação: uma vitória grande para esses profissionais, mas principalmente para a comunidade surda que será atendia por eles”, explica Barbosa na apresentação do curso.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que aproximadamente 9,7 milhões de brasileiros tenham algum grau de surdez, o que corresponde a aproximadamente 5% da população do país.
Veja mais:
6 links para facilitar a aprendizagem de alunos surdos
Contato com pessoas que dominam Libras ajuda na alfabetização de aluno surdo, aponta pesquisa
Amizade além do som – relatos de uma professora de surdos
Canal do YouTube conta histórias infantis utilizando Libras
Crédito da imagem: Sladic – iStock