O livro “Surdez e inclusão educacional: diálogos acadêmicos acerca da educação de surdos” está disponível para download gratuito no site da editora Fi. A publicação reúne artigos de pesquisadores de diversas áreas sobre assuntos como a atual conjuntura nacional da educação de surdos; a língua brasileira de sinais (Libras) como instrumento de inclusão escolar; a atuação do intérprete de Libras em sala de aula, entre outros.
O material é organizado por Moisaniel Oliveira Pinheiro, José Willen Brasil Lima e Adriana de Moraes da Silva. “A pesquisa evidenciada neste livro decorre sobre as políticas públicas educacionais brasileiras e como ocorrem as formações docentes para atuarem na educação especial, a relação família, escola e sociedade mediante a inclusão dos surdos nas escolas regulares, e como a Libras é inserida na escola”, explicam os autores na publicação.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), o Brasil possui 21.987 estudantes surdos matriculados em escolas regulares. Toda escola que possuir um aluno surdo pode solicitar um intérprete de Libras à secretaria de educação. Atualmente, cursos de pedagogia, fonoaudiologia e letras já oferecem a disciplina. Contudo, para atuar nas redes de ensino, o profissional precisa cursar o programa nacional de certificação de intérpretes (Prolibras), do Ministério da Educação (MEC).
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Crédito da imagem: reprodução livro “Surdez e inclusão educacional: diálogos acadêmicos acerca da educação de surdos”