Professores de química de todo o país podem acessar gratuitamente pela internet uma tabela periódica na Língua Brasileira de Sinais (Libras).  O material tem como objetivo deixar o ensino da disciplina mais acessível para alunos surdos. Ele foi desenvolvido pela professora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Alda Ernestina dos Santos, durante o período de quarentena para um projeto de educação inclusiva.

O trabalhou durou três meses, período em que a docente desenvolveu tanto a tabela como o layout para disponibilização do material online.

A tabela pode ser baixada em formato PDF no portal do IFMG ou no site Tabelaperiodica.org. Após baixar e abrir o arquivo, basta clicar em um dos 118 elementos químicos no menu principal para acessar seu símbolo em Libras e demais informações sobre o elemento.

Segundo o IFMG, existem sinais específicos em Libras para representação de alguns termos da química, mas os elementos químicos são representados basicamente por seus símbolos, que incluem de uma a três letras do alfabeto. O trabalho de Santos consistiu justamente em representar os símbolos dos elementos dentro da Libras. Para isso, ela contou com o auxílio da intérprete de Libras Layse Moura e da professora Vássia Soares, que participaram da revisão dos sinais e do conteúdo técnico.

Via Minas Faz Ciência e IFMG

Veja mais:
Ano Internacional da Tabela Periódica: professor da USP orienta utilização do sistema em sala de aula
Tabela periódica interativa destaca uso de elementos no dia a dia
Plano de aula – Tabela Periódica
Plano de aula – Propriedades Periódicas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Editora da UFF disponibiliza 15 e-books gratuitos de educação

Temáticas das obras incluem gestão democrática, acessibilidade, etnomatemática e formação docente

há 5 anos
Notícias

Minidocumentário explica educação inclusiva

Vídeo analisa inclusão e acessibilidade por meio de experiências da cidade de Contagem

há 7 anos
Notícias

Confira 6 links para explorar o bioma amazônico

Conteúdos ajudam a trabalhar em sala de aula temas como biodiversidade, clima e culturas da Amazônia

há 2 semanas
Notícias

Descubra 5 livros para explorar o Bumba Meu Boi nas aulas de artes

Festa popular pode ser utilizada para desenvolver linguagens artísticas com os alunos

há 3 semanas

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.